05 / nov

Goji berry: Super alimento. Você conhece?

Dicas

Gojiberry também chamado de Lycium barbarum L., é uma planta da família Solanacea típica do noroeste da China e regiões do Himalaia, caracterizada por uma pequena fruta vermelha, muito consumida pelos chineses. Fonte natural de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos que auxiliam no equilíbrio do organismo e que são capazes de prevenir e até auxiliar no tratamento de doenças. Possui uma potente ação antioxidante, e substâncias boativas consideradas funcionais, como o carotenóide e a zeaxantina.

Estudos indicam que o consumo deste alimento funcional pode estar relacionado com a renovação da vitalidade e até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente os olhos, fígado, rins e testículos. Pesquisas demonstram que o seu consumo pode auxiliar na boa manutenção da visão, pode ajudar no combate dos radicais livres em excesso no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e contribuindo para o aumento da imunidade. Além disso, pode ser um coadjuvante na perda de peso, prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e na formação de placas de ateroma nas artérias, possuir um efeito protetor da pele e ação protetora contra a degeneração macular e cataratas por conta da presença da zeaxantina.

Estudo realizado com adultos saudáveis consumiram 120ml de suco de gojiberry durante 14 dias, e os autores observaram que houve uma melhora significativa no desempenho físico, na qualidade do sono, na capacidade de concentração nas atividades diárias, melhora nas funções gastrointestinais, na sensação da felicidade e no nível de energia, o qual deixou os participantes mais dispostos. Além disso, neste mesmo estudo, os pesquisadores perceberam uma redução significativa da fadiga (cansaço) e stress.

Essa fruta pode ser incorporada na sua alimentação misturando em iogurtes, salada, vitaminas, sucos, salada de frutas, consumi-la sozinha, e até ser incorporado como ingrediente em diversas receitas como tortas, bolos, sobremesas, ou conforme a sua criatividade.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Aline da Silva Mendes
Nutricionista CRN10: 3394

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: