29 / set

Graviola e seus benefícios

Dicas

A Annona muricata, popularmente conhecida como graviola, planta de grande importância nos mercados frutícolas das Américas Central e do Sul, é cultivada principalmente no Norte e Nordeste Brasileiro. Em seus frutos são encontrados vitamina C e vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, riboflavina, niacina e, juntamente com o cálcio, fósforo e uma pequena quantidade de ferro.

A graviola possui propriedades antioxidantes, a qual tem sido objeto de diversos estudos, uma vez que, os antioxidantes naturais presente nos extratos de plantas apresentam baixa toxicidade em reação aos antioxidantes sintéticos.

Os Antioxidantes são substâncias que retardam a velocidade da oxidação, inibindo os radicais livres e prevenindo a formação de doenças, contribuindo, dessa maneira, para uma melhor qualidade de vida.

Um dos fitoquímicos com propriedades antioxidantes presente na graviola é denominado de acetogeninas, o qual atua, principalmente nas células tumorais, podendo inibir seletivamente o crescimento de células cancerosas.

Assim pode-se concluir que a graviola por conter uma gama de compostos antioxidantes pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas e degenerativas, se associada a uma alimentação equilibrada. Além disso, seu consumo tem efeitos benéficos por reduzir ocorrência de câncer e tumores no organismo.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Michele Gonçalves
Nutricionista CRN10: 3378

Fonte:

BARATA, L. E. S. et al. Plantas Medicinais Brasileiras. IV. Annona muricata L.(Graviola). Revista Fitos Eletrônica, v. 4, n. 01, 2013.

SANTOS¹, Maria KK. Revisão sobre a Atividade Antioxidante da Graviola (Annona muricata L.). 2014. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

SILVA, Lívila Mara; NEPOMUCENO, Júlio César. Efeito modulador da polpa da graviola (Annona muricata) sobre a carcinogenicidade da mitomicina C, avaliado por meio do teste para detecção de clones de tumor (warts) em Drosophila melanogaster. PERQUIRERE Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão | ISSN: 1806‐6399   Patos de Minas: UNIPAM, n. 8, vol. 1, pp. 80‐94, jul. 2011.

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: