Pesquisar
Close this search box.

Um especial de frios e aperitivos

Com a chegada do dia dos namorados, que tal surpreender a pessoa que você ama com uma noite especial?

Nessa data vale tudo: caprichar na decoração, um presente fofo, uma bebida diferente e um prato surpreendente. Nessa lista, nada mais moderno que uma deliciosa tábua de frios e aperitivos! Continua lendo porque hoje vou ensinar como montar uma combinação de sucesso para eternizar esse momento.
Para começar, a origem dessa preparação não é brasileira, mas sim francesa. Segue o conceito da charcutaria, que é baseada em conservar produtos cárneos pela cura e defumação, ou seja, uma tábua de charcutaria é composta por carnes curadas e embutidos.
A ideia ganhou mundo, houve uma expansão e adaptação do conceito para outros países e, hoje em dia, abrange vários complementos, não apenas carnes curadas. Algumas incluem itens para café da manhã, sobremesas, flores, salgados e biscoitos, além de serem utilizadas também como presentes em diversas ocasiões e datas comemorativas.

Para elaborar uma tábua de frios e aperitivos elegante e completa, é preciso utilizar os ingredientes corretos e organizar de forma funcional – e quando eu falo elegante, não significa que você precisa extrapolar o orçamento e gastar muito. Use a criatividade e faça decorações com o que você já tem. Aposte também em itens sazonais para baratear os custos.
Tenho algumas sugestões para te ajudar a ter ideias incríveis de alimentos para compor a sua tábua:

  • Carnes curadas: salame, presunto, pastrami, presunto parma, mortadela e pepperoni.
  • Queijos: parmesão, gouda, camembert, gruyère, queijo de cabra, burrata, cream cheese, brie, muçarela tradicional e de búfala.
  • Molhos: homus, iogurte, guacamole, babaganoush, pesto de manjericão, patê de frango e de ricota, mostarda dijon, chimichurri e manteiga temperada.
  • Geleias: pimenta, damasco, laranja, frutas vermelhas, abacaxi, figo e goiaba.
  • Vegetais e conservas: palitos de cenoura, pepino e salsão, tomate cereja, conservas como picles, azeitona, cebola, pimenta biquinho e ovo de codorna.
  • Frutas frescas e secas: morango, uva, kiwi, figo, romã, mirtilo, framboesa, uva passa, damasco e ameixa seca.
  • Oleaginosas: nozes, castanha de caju, amêndoas, castanha-do-brasil, macadâmias, pistaches, avelãs e amendoins.
  • Ervas: alecrim, manjericão, orégano e sálvia.
  • Complementos: pães frescos, torradas, grissinis, biscoitos de arroz e biscoitos salgados.

Agora vamos para o passo a passo da montagem da sua tábua de frios e aperitivos:

  1. Comece pela escolha da tábua, ela pode ser de madeira, bambu ou pedra, como mármore e pedra sabão;
  2. Escolha alguns potinhos como pontos de foco e adicione molhos ou geleias para consumir com os outros alimentos, além de deixar a tábua mais bonita e saborosa;
  3. Em seguida, coloque as carnes curadas e queijos em volta desses pontos focais;
  4. Agora distribua nos espaços restantes as torradas, pães, vegetais, oleaginosas, frutas frescas e secas;
  5. Finalize com ervas frescas, flores comestíveis e palitos para consumir.

Muito simples né?!

Use a criatividade e escolha os itens de acordo com a sua preferência. Assim você cria uma composição de alimentos variados, com sabores e texturas diferentes.

É prático, rápido e não necessita de cocção! Pode ser servido como entrada ou como o auge da noite. Aposte nessa escolha e surpreenda quem você ama!

Nutricionista da Rede Cia da Saúde: Karina Rafaela Ramos
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram