Junho, chegou a melhor época do ano!
As festas juninas trazem o melhor dos dois mundos, comidas e comemorações típicas, o melhor de tudo, é que não precisam ocorrer somente em junho, podemos comemorar também como festas julinas. Eu amo tudo que tem nessa época, por isso, para entrar no clima dessa festança, vamos falar sobre o que mais gostamos: as comidas típicas, tradições e a regionalidade da nossa cultura nessas festas.
Primeiramente, um pouco de história. Lá no século XVI, quando os portugueses descobriram as nossas terras e posteriormente trouxeram os festejos juninos para cá. As festas juninas eram, na verdade, uma forma dos europeus homenagearem os santos de acordo com suas crenças. Atualmente, algumas pessoas ainda mantêm certas tradições religiosas, as festas são comemoradas como uma festividade popular que se difundiu por todo o país.
Com certeza, a primeira lembrança que vem à cabeça quando falamos em festa junina é a variedade de comidas típicas que cercam esse evento. Cada região tem suas tradições alimentares e culturais, por isso é tão importante respeitar as culturas locais e a regionalidade em cada detalhe, por isso trouxemos 5 alimentos que são a base de diversos pratos e que representam a nossa cultura!
Tradição à mesa
-
Tapioca
De origem indígena, é uma farinha derivada da mandioca, ótima fonte de carboidratos e, consequentemente, de energia. Muito utilizada na região Nordeste, se tornou uma queridinha do mundo fitness por não conter glúten e ser um ótimo substituto para pães. Para torna-la mais nutritiva, adicione fibras como linhaça, chia e aveia e complemente com proteínas, como carnes, ovos ou queijos.
-
Milho
Principal ingrediente da alimentação indígena, o seu consumo aumentou com a chegada dos portugueses, trazendo novas receitas e produtos aos hábitos dos brasileiros. É um cereal rico em carboidratos, fonte de fibras, gorduras e vitaminas do complexo B. Pode ser consumido cozido, assado ou no preparo de pratos salgados e doces.
-
Amendoim
Uma leguminosa originária da América do Sul, o amendoim é rico em vitamina E, fósforo, potássio e zinco. O grão possui cerca de 25% de proteína e 10% de carboidrato. Além de ser uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na saúde do coração e no controle do colesterol. Com um sabor neutro, pode ser consumido torrado ou em preparações doces e salgadas.
-
Coco
Uma fruta típica de regiões tropicais que pode ser aproveitado de várias formas, como polpa, água, óleo e farinha. É fonte de fibras, gorduras monoinsaturadas, potássio, cálcio e vitaminas do complexo B. Muito utilizado em receitas doces, como cocadas e bolos.
-
Pinhão
Muito conhecido na região sul do Brasil, o pinhão é o fruto da araucária. Um alimento com sabor neutro e textura consistente que pode ser utilizado em diversas preparações, como farofas, bolos ou apenas cozido na água. É fonte de fibras, potássio, ferro, além de ser rico em ômegas 3 e 6, importantes para um coração saudável.
Aproveite os alimentos da nossa região, do nosso país e dessa época para fazer preparações que você ama, nem que seja pelo menos uma vez ao ano!