No período de copa do mundo, os olhares estão voltados ao futebol, sendo a nutrição esportiva um assunto que fascina muita gente.

A alimentação adequada é fundamental para evitar complicações ao organismo do atleta, pois além da competição, eles também estão em lugares onde os costumes e hábitos alimentares são diferentes.

Durante o campeonato, a dieta deve ser a mais próxima possível do habitual, no entanto alguns ajustes são necessários.

Para garantir o estoque de energia nos músculos, antes das competições é realizada uma dieta de supercompensação de carboidratos, que proporcionará melhor desempenho a campo evitando a fadiga. A composição dessa dieta é baseada em maiores concentrações de carboidratos e menores em gordura e proteína. A alimentação é rica em pães, cereais, arroz, macarrão, tubérculos e raízes como batata, inhame e aipim, frutas, legumes, mel, bolos, entre outros, ou na forma de suplementos alimentares. As fontes de proteicas a base de laticínios e alimentos processados devem ser evitadas, bem como a ingestão de fibras. É fundamental que a dieta tenha fácil digestão, para evitar complicações como vômitos, diarreia ou dor abdominal.

Durante o jogo devem ser mantidas a hidratação e a reposição de energia, sempre que necessário, por meio de suplementos de sais minerais e carboidratos.

Após o término deve ser feita reposição do estoque de glicogênio e a recuperação da massa muscular, por meio da alimentação ou do uso de suplementos alimentares, como os repositores hidroeletrolíticos, maltodextrina, dextrose, palatinose, waxy maize, proteínas extraídas do soro do leite, do ovo, dos vegetais ou da carne.

Diante disso, é fundamental o acompanhamento nutricional individualizado para adequação da dieta e administração de suplementos alimentares, que garantirão melhor desempenho e recuperação do atleta, evitando complicações quanto à sobrecarga dos rins e do fígado.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Carine Giacomelli CRN10: 6288

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram