Superstições. Tradições. Simpatias.

Mais um ano se inicia e essa data é sempre sinônimo de renovação, recomeço e início de um novo ciclo. O réveillon, que tem como significado o despertar, é caracterizado como uma festa ou ceia de passagem para o ano novo que se inicia.

E para começar o ano com o pé direito, muitas pessoas têm a tradição de ritos, superstições e simpatias que perduram por anos. Para ter mais felicidade, prosperidade, saúde, amor, dinheiro e sorte no ano novo, vale tudo! Seja pela comida da ceia, pela cor da roupa, dinheiro no bolso ou pular as sete ondinhas, o importante é manter a tradição e acreditar.

Ao preparar a sua ceia da virada, você pode incluir ingredientes que trazem sorte e prosperidade. Mas você sabe quais são esses alimentos, seus benefícios à saúde e por que eles são conhecidos para esse fim? Confira aqui embaixo os principais:

– Lentilha: um dos alimentos mais procurados nos supermercados no fim do ano, pois para diversas culturas é uma leguminosa que representa fartura e atrai dinheiro. Ela possui esse simbolismo, pois o grão dobra de tamanho quando cozido e lembra o formato de uma moeda.

A lentilha pertence ao mesmo grupo dos feijões e é uma aliada do coração, é rica em ferro, cálcio e fibras solúveis. Além disso, há diversas possibilidades de receitas, como cremes, saladas, hambúrguer ou como complemento de diversas preparações.

– Peixe: um símbolo de sorte, saúde e fertilidade, desde as mais antigas civilizações, visto que produzem grandes quantidades de ovos. Um alimento com diversos benefícios a saúde cardiovascular, óssea e cognitiva, sendo uma ótima fonte de proteínas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3.

As espécies mais comuns nessa época são o bacalhau, o salmão e a tilápia, que podem compor pratos elaborados ou simplesmente assados como a estrela do menu.

– Romã: quer atrair dinheiro ou fertilidade para o novo ano? A dica é comer 7 ou 12 gomos de romã na hora da virada e guardar as sementes na carteira durante todo o ano. Mas por que essas quantidades? Elas simbolizam os dias da semana e os meses do ano.

Essa fruta compõe receitas doces e salgadas, além de ser rica em antioxidantes, vitaminas A, B e C, que atuam no bom funcionamento do intestino e melhora da pele.

– Uva: essa fruta representa abundância e prosperidade. Assim como a romã, a crença é que devemos comer as uvas e guardar as sementes na carteira, porém, no seu país de origem, a Espanha, o costume é comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio.

As uvas estão sempre presentes na ceia, seja em uma mesa de frios, entradas ou sobremesas. Uma fruta rica em compostos bioativos, como o resveratrol, vitamina C, E, cálcio e ferro, auxiliando no controle da pressão sanguínea e da ansiedade.

– Louro: diz a lenda que guardar 1 folha de louro na carteira garante prosperidade durante o ano. É um tempero muito utilizado na culinária brasileira, principalmente em pratos que levam caldos, como feijoada, sopas e risotos. Mas nesse caso nem precisa utilizar nas preparações, é só guarda na carteira mesmo.

E se engana quem pensa que ela não tem benefícios à saúde, é ótimo para a digestão, tem propriedade anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e diurética. ação digestiva.

– Carne de porco: acredita-se que por ser um animal que fuça para frente, a vida tende a seguir o mesmo caminho, por isso simboliza progresso e abundância. Muitas famílias têm o costume de preparar um leitão assado para a ceia, mas por ser uma carne versátil, pode ser utilizada em diversos pratos e formas de preparo.

A carne suína é fonte das 8 vitaminas que compõe o complexo B, que auxiliam na saúde de modo geral, na melhora de sintomas da TPM, no sistema imunológico, nervoso e circulatório.

E para não correr risco de prejudicar o novo ano, evite aves, pois elas ciscam para trás e representam regressão e atraso, ou frutas com espinhos, pois atraem dificuldades e repelem as boas energias.

Já conhecia essas superstições? Qual a sua simpatia de ano novo?

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram