O Selênio é um mineral que não pode faltar na dieta, principalmente para as mulheres. Esse mineral é responsável por se ligar a proteínas para formar enzimas e atuar como antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres.
Alguns órgãos como a tireóide dependem do selênio para o bom funcionamento, uma vez que seus hormônios regulam diversas funções como a fertilidade, funcionamento do intestino, sono e controle do peso.
Estudos relacionam os alimentos funcionais que atuam como antioxidantes, antiinflamatórios, anti-hormonais e anticarcinogênicos com a prevenção de câncer em homens e mulheres.
No caso do câncer de mama, vários compostos como o ácido linolênico, os fitoquímicos e os folatos são estudados devido aos fatores quimiopreventivos. O Selênio é um dos minerais relacionados com a redução desse câncer, devido ao fato de ser um componente da glutationaperoxidade, uma enzima antioxidante.
O aumento do estresse oxidativo causa alterações nas células e quando há um desequilíbrio celular, os riscos de câncer aumentam. O Selênio é importante para manter esse equilíbrio das células, auxiliando na prevenção das mutações cancerígenas. O mineral também auxilia na melhora do sistema imune e na prevenção de doenças crônicas como aterosclerose e artrite.
As principais fontes de selênio são castanhas, cereais, trigo, peixes e em menor biodisponibilidade em carnes e produtos lácteos.