Já parou para pensar que antes de iniciar uma suplementação, você deve primeiro cuidar da sua saúde intestinal? Pois é no intestino que ocorre a absorção dos nutrientes e se ela não for boa os resultados também não serão.
O intestino é um órgão fundamental para o bom funcionamento do organismo, participa da digestão e absorção de nutrientes e água, está envolvido na produção de determinadas vitaminas, regulação do metabolismo, influenciando na imunidade e prevenindo o ataque de organismos invasores e compostos tóxicos. A flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal, é o conjunto de bactérias que vivem no nosso intestino. É fundamental para a saúde manter o equilíbrio dessas bactérias, qualquer alteração pode trazer consequências ruins para o organismo, resultando em maior risco para doenças.
Esse desequilíbrio no intestino é conhecido como disbiose intestinal ou disbacteriose, é causado pela diminuição das bactérias benéficas e aumento das patogênicas, gerando um quadro inflamatório que resulta no comprometimento da absorção de nutrientes e aumento na produção de anticorpos pelo sistema imunológico.
A disbiose pode ser causada por diversos fatores, como estresse, uso prolongado de medicamentos (antibióticos, antiácidos ou laxantes), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e principalmente alimentação inadequada e pouco nutritiva, rica em industrializados, refinados, aditivos, agrotóxicos, açúcares, gorduras e pobre em fibras. Os sintomas mais comuns são constipação, diarreia, distensão e dor abdominal, excesso de gases, irritabilidade, enxaqueca, sobrepeso, intolerâncias alimentares, entre outros.
É possível recuperar a microbiota intestinal e prevenir boa parte das doenças, a melhor forma de tratar é adquirir bons hábitos alimentares, priorizando o consumo de frutas, legumes e verduras, preferindo carnes magras e de fácil digestão, evitando alimentos industrializados, ricos em corantes e outros aditivos químicos, aumentando o consumo de água. Além disso, ainda pode-se optar pelo uso de suplementos alimentares, que incluem probióticos, prebióticos e aminoácido (glutamina).
Os probióticos são bactérias que mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudam na absorção de vitaminas e minerais, previnem a constipação intestinal e fortalecem o sistema imunológico, apresentam-se em suplementos como lactobacilos e bifidobactérias, podem ser encontrados em forma de cápsulas, líquidos ou em pó. Os prebióticos podem ser definidos como alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de bactérias benéficas e contribuem na melhora da digestão, são encontrados em suplementos como FOS (frutooligossacarídeo) e inulina, na forma de pó e em sachês. A glutamina é um aminoácido, principal fonte de energia para as células intestinais, ajuda na recuperação das células e restaura o funcionamento adequado do intestino, além de fortalecer o sistema imunológico, encontrada em pó ou líquida.
A quantidade diária e o tipo de suplemento irão depender de avaliação de profissionais habilitados para isso, como nutricionistas e médicos, uma vez que não é recomendado tomar suplementos para recuperar a flora intestinal sem orientação profissional adequada.
Nutricionista Carine Giacomelli
CRN10: 6288