Pesquisar
Close this search box.

Saúde do homem

Apesar de novembro ser o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata, ele também simboliza um tema muito importante: a saúde do homem. Hoje vamos falar sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção de um conjunto de doenças que estão no top 5 de prevalência no sexo masculino, as doenças hepáticas.
O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, ele é responsável por metabolizar nutrientes e desintoxicar nosso organismo, filtrando as toxinas, por isso é imprescindível mantê-lo saudável. Confira alguns hábitos que podem te auxiliar nessa tarefa:
– Durma bem: o momento mais propício para realizar o processo de desintoxicação é quando estamos adormecidos, possibilitando a execução das funções do órgão de forma mais precisa;
– Tome café da manhã: para repor as reservas de glicose que foram reduzidas durante o sono e fornecer energia para o bom funcionamento do fígado, evitando a diminuição da glicemia que está relacionada a ação de filtragem;
– Evite a ingestão de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos refinados: o consumo excessivo desses alimentos resulta em maior conversão de carboidratos em triglicerídeos no fígado, aumentando o risco de desenvolvimento de esteatose hepática;
– Reduza o consumo de bebida alcoólica: o álcool é um dos componentes mais nocivos para o fígado, ele causa lesões ao órgão enquanto é processado;
– Seja saudável: procure manter o peso e a composição corporal adequados, e fique atento a sua circunferência abdominal, que não deve ultrapassar 88cm nas mulheres e 102cm nos homens.
Um dado alarmante do Ministério da Saúde aponta que em 2014 as mortes por doença alcoólica do fígado alcançaram a marca de 7.269 óbitos, sendo que 88% desse número ocorreu em homens, ocupando o 4º lugar de causa de mortalidade masculina.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, a esteatose hepática é a doença mais comum e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Pode regredir, permanecer estável ou evoluir para doenças mais graves, como esteatoepatite, cirrose ou câncer. É dividida em Doença Hepática Alcoólica e Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA).
Sobrepeso, diabetes e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da DHGNA. Além disso, estudos indicam que pressão alta, resistência à insulina, colesterol elevado e obesidade abdominal estão diretamente associados ao acúmulo de gordura no fígado.
Como não há um tratamento específico para a esteatose hepática, o importante é tratar as causas da doença, com foco em três pilares: alimentação equilibrada, estilo de vida saudável e prática regular de exercícios físicos.
Mas por que os homens estão mais propícios ao desenvolvimento de doenças?
Normalmente possuem um estilo de vida inapropriado, ou seja, não praticam atividade física regularmente, não se alimentam de forma saudável, utilizam álcool e outras drogas com maior frequência, estão mais expostos a acidentes, violência e doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, muitos homens tem medo de descobrir doenças ou acreditam que não vão adoecer, por isso não se cuidam, não procuram os serviços de saúde, ou quando procuram não seguem os tratamentos recomendados, deixando a saúde em segundo plano.
Por isso, priorize a sua saúde! Vá ao médico regularmente, faça exames periódicos, mude seus hábitos e viva uma vida mais saudável. Cuide de você e lembre-se que um diagnóstico precoce pode te auxiliar a ter um tratamento correto e uma vida com mais qualidade e saúde.

 

Karina Ramos é nutricionista da Rede Cia da Saúde
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram