A origem do requeijão, segundo historiadores, está ligada à chegada das primeiras famílias portuguesas no Brasil. Foi no ritual do chá colonial nas casas dos coronéis, onde haviam disputas por qual era o melhor e criações de receitas novas de quitutes o tempo todo. O leite que sobrava dos chás precisava ser conservado, já que não havia geladeira na época o jeito era inventar o que fazer com ele, uma dessas invenções foi o requeijão.
Cremoso e saboroso, combina com diversas preparações como lasanhas, molhos, sanduíches e até no pão de queijo quentinho. Para variar essa receita tradicional do requeijão e trazer benefícios para a saúde preparamos uma receita vegana que leva como ingrediente principal o inhame – um tubérculo que foi trazido das ilhas de Cabo Verde e São Tomé também pelos portugueses, rico em fibras e minerais.
Confira essa receita prática e deliciosa de REQUEIJÃO VEGANO DE INHAME!
Ingredientes:
- 3 inhames médios
- 1/3 de xícara de água do cozimento do inhame
- ½ limão espremido
- 1 colher de sopa de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de levedura nutricional
- Sal a gosto
- Tomilho fresco a gosto
- Cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o inhame e reserve para esfriar. Quando amornar coloque o inhame no liquidificador com o terço de xícara da água do cozimento do inhame e o restante dos ingredientes. Bata até ficar na consistência de requeijão.