Pesquisar
Close this search box.

Primavera, sua linda

Uma das estações mais queridas do ano está iniciando, a primavera, que esse ano tem duração de 22 de setembro a 21 de dezembro, é uma passagem entre o inverno e o verão. Vem daí o seu significado, a palavra é originária do latim primo vere, que significa “antes do verão”.

Saindo de um clima frio e seco, a primavera é marcada por uma temperatura amena, chuvas abundantes e paisagens floridas, por isso é conhecida como a estação das flores e uma preparação para a chegada de dias quentes e úmidos.

Mas o que as estações do ano têm a ver com nutrição?

Eu te respondo: TUDO! E o que vamos abordar hoje é sobre os alimentos da estação que está iniciando, um período conhecido como safra.

Todos nós sabemos e já estamos cansados de ouvir que devemos priorizar os alimentos da safra, mas muitas pessoas não sabem o que isso significa. Esse período indica a melhor época de disponibilidade de determinado produto no mercado. Como todo alimento precisa de certas condições para se desenvolver, quando possui clima e solo favoráveis, ele é colhido no momento certo e traz diversas vantagens para o seu consumo, como:

  • Muito mais sabor: Com um aproveitamento maximizado do solo e do clima, os alimentos se aproveitam de acordo com o que eles mais se adaptam e isso tem relação direta com o sabor, por isso possuem cores e sabores mais acentuados.
  • Economia: Devido as condições propícias para o cultivo, a produção é maior, além de possuir menor interferência humana e de produtos químicos. Isso resulta em custos mais baixos de produção e maior oferta desses alimentos, refletindo em um menor preço de compra para o consumidor em relação a entressafra.
  • Menos produtos químicos: Alimentos que são produzidos fora da safra possuem maiores quantidades de agrotóxicos e pesticidas, pois precisam sobreviver em outra estação. O consumo desses químicos é prejudicial a todos nós e pode levar a diversas doenças, alergias e intolerâncias.
  • Saúde: Mais nutritivos e saudáveis, esses alimentos possuem um melhor aproveitamento do clima e do solo natural, absorvendo nutrientes em maior quantidade e qualidade, devido a isso contém mais vitaminas e minerais.
  • Sustentabilidade: Por possuírem maior oferta e demanda, as perdas durante o transporte são menores e na maioria dos casos são cultivadas localmente, possibilitando a aquisição de produtos mais frescos. Tudo isso contribui para a economia local, diminuição do uso de combustíveis e menor emissão de gases poluentes.

Benefícios não faltam para você optar pela compra de alimentos da estação. Para te auxiliar a escolher as melhores opções para consumir na primavera, aqui você encontra uma lista de frutas, legumes e hortaliças da safra:

ABÓBORA, ABOBRINHA, BERINJELA, CHUCHU, 

MANDIOQUINHA, BETERRABA, CENOURA, 

ALCACHOFRA, ERVILHA, NABO, VAGEM,

COUVE-FLOR, REPOLHO, ALFACE, ALMEIRÃO, CHICÓRIA, 

BANANA, CAJU, LARANJA, MELÃO, MORANGO E PÊSSEGO

Seguir uma dieta optando por alimentos da estação é libertador, assim é possível manter uma alimentação diversificada, colorida e fora do habitual, tudo isso gastando menos e ganhando mais qualidade de vida e saúde.

Em diversas páginas online você pode encontrar o calendário de safras de acordo com cada mês ou estação. Acompanhe esse documento para estar sempre ciente e atento aos produtos da época e aproveitar o melhor de cada um deles.

 

Por Karina Ramos, nutricionista da Rede Cia da Saúde

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram