Plantas Alimentícias Não Convencionais ou simplesmente PANCs são plantas comestíveis que não temos o costume consumir como alimento, na maioria das vezes por falta de conhecimento, ou dificuldade de encontrá-las em supermercados, mas são plantas que trazem muitos nutrientes e benefícios para o ser humano.

Elas nascem naturalmente, sendo livres de agrotóxicos, pois só nascem quando o ambiente é adequado e assim conseguem absorver da terra maior quantidade de nutrientes. Ora-pró-nobis, Jambu, assa-peixe, taioba, bertalha, caxi, folha de batata doce, azedinha e muitas outras PANCs costumavam ser consumidas por nossos antepassados, mas com a agricultura de larga escala e o afastamento do homem da natureza, acabaram substituindo o consumo desses alimentos.

Ricas em nutrientes e sabor, elas podem e devem voltar a fazer parte do cardápio, a ora-pró-nobis, por exemplo, possui alto teor de vitamina C, é rica em aminoácidos essenciais, entre eles a lisina que fortalece o sistema imunológico, pode ser consumida refogada ou como farinha. Outro exemplo é a Grumixama rica em antioxidantes como a vitamina C e antocianinas. Alguns dos muitos nutrientes que se destacam nas PANCs, são o cálcio, magnésio e as vitaminas C, A e E.

Devido a diversidade da flora brasileira ainda são necessários muitos estudos para desvendar todos benefícios dessas plantas.

 

*Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram