óleo de coco X circunferência abdominal

O óleo de coco é de origem vegetal, 100% natural, é prensado a frio, fica solidificado abaixo de 25 ºC, não passa pelo processo de refinamento e desodorização, apenas é extraído a partir da polpa do coco fresco, passando pela trituração, prensagem e tripla filtração. Seu índice de acidez fica em no máximo 0,5%, o que o classifica como extra virgem.

Na África e no Pacífico Sul as dietas são baseadas no consumo do óleo de coco (80% da ingestão diária de lipídeos), portanto foram realizados estudos com estas populações, e os mesmos demonstraram que não há relação entre a obesidade e a ingestão do óleo de coco.

Um outro estudo realizado em Alagoas com 40 mulheres, dividido em dois grupos para análise de comparação, observou que houve uma maior redução da circunferência abdominal no grupo que consumiu o óleo de coco (- 1,4cm) em relação ao grupo placebo (- 0,6cm), que não consumiu o óleo de coco.

Em outra pesquisa com 13 pessoas obesas que foi ofertado 30ml/dia de óleo de coco durante 30 dias, foi observado uma redução significativa sobre a circunferência da cintura sem alterar o perfil lipídico dos pacientes.

O óleo de coco extra virgem pode ser usado 2 colheres de sopa como tempero de saladas, batido com sucos naturais e vitaminas, em receitas culinárias como bolos e tortas, em chás e sobre frutas.

Os achados demonstram alterações nos parâmetros antropométricos, com diminuição do IMC e gordura corporal. No entanto estes resultados foram evidentes em estudos que associaram a ingestão de óleo de coco com dieta e a prática de exercício físico regular.

A revisão na literatura indica que mais estudos devem ser feitos para associar a ingestão do óleo de coco no tratamento do sobrepeso, obesidade, emagrecimento, bem como a redução do apetite e aumento da saciedade.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

 

Nutricionista Raissa Anaisse de Araújo – CRN10: 4984

 

Fontes:

Liau M, Lee YY, Chen CK, Rasool AHG. An openlabel pilot study to assess the efficacy and safety of virgin coconut oil in reducing visceral adiposity. Pharmacology 2011; n.1: 2011.

Rodrigues A. Óleo de coco milagre para emagrecer ou mais um modismo? Abeso 2012; 56 (1): 1-3.

BITTAR, Marla et al. Utilização do óleo de coco para emagrecimento e redução da circunferência abdominal. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), v. 38, n. 2, p. 26-31, 2017.

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram