Você já ouviu falar sobre o ômega 7? O ácido graxo ômega 7, ou ácido palmitoléico é uma gordura monoinsaturada que vem chamando a atenção de pesquisadores devido suas propriedades anti-inflamatórias.
Essa gordura boa é encontrada em algumas oleaginosas, especialmente na macadâmia – contém aproximadamente 75% da sua composição – e também na polpa de espinheiro marítimo – um fruto asiático que contém aproximadamente 40% da composição – sendo esse último, muito utilizado na indústria de cosméticos devido os seus benefícios para a pele e cabelo.
Estudos sugerem a relação de seu uso com a melhora da inflamação no metabolismo hepático e das gorduras, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e esteatose hepática – acúmulo de gordura no fígado e inflamação.
Pesquisadores a nomearam de lifocina, associando sua ingestão a melhora da resposta à insulina, além de inibição da destruição das células pancreáticas – que produzem o hormônio da insulina – podendo contribuir com o tratamento de doenças metabólicas, especialmente da diabetes tipo 2, reduzindo assim, o risco de complicações.
Outros estudos relacionaram sua ingestão com a perda de peso. Porém, como a maioria dos estudos foram realizados em animais, sugere-se que novas pesquisas sejam feitas em seres humanos para avaliar e compreender melhor o papel dessa gordura no organismo.
Nutricionista
Bruna Mariotto
CRN10 6522