Um dos minerais mais abundantes do corpo, o magnésio é essencial para diversas reações que ocorrem no organismo. Este mineral atua como um cofator de mais de trezentas reações que ocorrem no organismo. É necessário para a transmissão de impulsos nervosos, mantém a contração muscular, batimento cardíaco, regulação de temperatura, formação de ossos e dentes. As principais fontes deste mineral são: folhosos verdes escuros, nozes, cereais integrais, frutas, legumes e tubérculos.
A deficiência de magnésio pode incluir diversos sintomas, tais como: distúrbios no sono, dores de cabeça, enxaqueca, constipação, ansiedade, depressão, cansaço e dores musculares.
A recomendação dietética (Recommended Dietary Allowances – RDA), para o magnésio é de 400 a 420mg para homens e 310 a 320 mg diários para mulheres. O aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, apresenta menor teor de fibras, vitaminas e minerais, gerando assim uma prevalência da deficiência dietética de magnésio.
Invista em uma alimentação saudável, seu corpo e sua saúde agradecem!
Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Indyanara C. dos Passos
Nutricionista CRN10 5202P
Fontes:
AMORIM, A. G., et al. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Rev. Nutr. v.2, n.5. Campinas Sept./Oct. 2008.
FORD, E. S., et al. Dietary Magnesium Intake in a National Sample of U.S. Adults. J. Nutr. 2003.
S.A. Why we’re all deficient in magnesium, the many signs & what to do. ce collective evolution, march, 2015.