Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem contribuir para a prevenção do câncer. As frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam as defesas naturais do corpo, protegendo nossas células contra o câncer. Esses alimentos também podem ajudar a reverter os estágios iniciais da formação de células cancerígenas e, portanto, é importante consumi-los com frequência.
As causas para o desenvolvimento do câncer consistem principalmente sobre hábitos alimentares e estilo de vida inadequado, além da influência dos fatores hereditários. Entre os casos que estão relacionados aos fatores ambientais, a dieta contribui num patamar de (35%) seguida pelo tabaco (30%) e outros como o estresse, álcool, poluição e aditivos alimentares que contribuem com menos de (5%). Acredita-se que uma dieta adequada poderia prevenir de três a quatro milhões de casos novos de cânceres a cada ano.
As fibras, apesar de não serem digeridas pelo nosso organismo, ajudam a reduzir a formação de substâncias que causam o câncer no intestino grosso devido a redução da inflamação através da produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos durante a fermentação pelas bactérias no cólon, além da redução da absorção de gorduras. Especial ênfase deve ser dada à ingestão de cebola, brócolis, repolho, couve-flor, legumes vermelhos ou amarelos (cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.) e das folhas em geral, principalmente os vegetais folhosos verde-escuros. Frutas cítricas como a laranja, o caju, a acerola, e muitas outras, como o mamão, devem ter seu consumo estimulado.
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Letícia Oliveira Santos Alves
CRN10-5884