O fondue é um prato de origem suíça, e foi inventado durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao frio rigoroso e os intensos combates que estavam ocorrendo, os camponeses que moravam em regiões montanhosas ficavam impossibilitados de buscar mantimentos nas cidades. Como eram produtores de leite e fabricavam muito queijo, utilizavam as sobras de queijo para não passar fome. Com o principal ingrediente em abundância, acabaram inventando um creme que ia ao fogo com as sobras de queijo e mergulhavam pedaços de pão enquanto borbulhava, dando assim, origem a um prato quente, simples e saboroso para aguentar o frio e a falta de mantimentos, o FONDUE!

O fondue é um prato geralmente feito à base de queijo e chocolate, mas pode também ser feito com variados tipos de alimentos. A receita que preparamos especialmente para você é uma versão que além de ser mais saudável, também traz benefícios para a saúde. Nessa receita de Fondue Vegano, foi adicionado a levedura nutricional, que é uma variação de levedura enriquecida com vitaminas do complexo B e minerais, sendo assim uma fonte de vitamina B12 para veganos, um nutriente essencial para manutenção do sistema nervoso, produção de células no sangue, formação do DNA e prevenção de anemia. É fonte natural de proteína e de minerais como o zinco e o selênio. Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. É utilizada para realçar o sabor nos pratos e para melhorar a consistência de sopas, molhos e cremes. Confira!

Ingredientes:
150g de castanha de caju crua e hidratada
200g de batata baroa
1 xícara de água morna
½ xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de levedura nutricional ou polvilho azedo
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de cúrcuma
1 pitada de noz moscada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Deixe as castanhas de molho na água por 4 horas. Cozinhe a batata baroa até ficar bem macia. Prepare os acompanhamentos, como sugestão, brócolis, couve flor, cenoura, tomate cereja, batata inglesa e até o tradicional pãozinho acompanha. Reserve em potinhos. Escorra a castanha de caju e bata no liquidificador com a água morna, a cúrcuma, a noz moscada e o sal até ficar uma massa homogênea. Leve a mistura a uma panela, adicione o vinho branco e aqueça até começar a borbulhar.

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram