No Brasil, já existe a Lei Federal n° 10.674, que obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.
É uma doença que está cada vez mais sendo diagnosticada. Mas você ainda não sabe o que é doença celíaca? Entenda!
É uma doença caracterizada pela intolerância ao glúten, principal proteína encontrada no trigo, cevada, centeio, malte, na aveia por conta da contaminação, e nos produtos preparados com esses ingredientes, o qual o organismo não consegue digerir.
A doença celíaca atinge principalmente o intestino delgado, comprometendo de forma gradual as suas vilosidades, deixando-as em formato achatadas, incapazes de absorver os nutrientes.
Os sintomas mais comuns são: diarreia ou prisão de ventre crônica, distensão abdominal, vômito, dores abdominais, anemia, fadiga, irritabilidade, manchas nos dentes, desnutrição. Pode aparecer em qualquer fase da vida e requer uma dieta livre de glúten, ao ser diagnosticado, recomenda-se uma reeducação alimentar e cuidado no preparo dos alimentos.
CURIOSIDADE:
Estima-se que a doença celíaca, afete 1 a cada 100 pessoas em todo o mundo. Cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, entretanto a maioria delas encontra-se sem diagnóstico.
Fontes:
conselho.saude.gov.br
acelbra-sc.org.br
http://www.redeciadasaude.com.br/blog/mas-afinal-o-que-e-gluten/