No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Instituído no Brasil em 1964, através do Decreto de Lei n. 53.988, a data é o aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. O objetivo é homenagear as pessoas que, durante o ano todo, tiram um tempinho do seu dia para ajudaram voluntariamente salvar vidas, também serve para conscientizar sobre a importância desse ato de amor ao próximo e estimular a doação de sangue.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3 a 5% do total da sua população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o índice no Brasil está bem abaixo do recomendado, não chegando a 2%. O sangue humano e seus componentes são insubstituíveis, não sendo possível a fabricação de substitutos eficientes para supri-los no caso da falta. Por isso doar sangue é um ato de solidariedade, cidadania e amor, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias.
Doar sangue custa apenas alguns minutos do seu dia. É um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doar sangue espontaneamente duas vezes ao ano, os hemocentros terão hemocomponentes suficiente para atender toda a população.
Saiba os requisitos básicos para ser um doador:
- – Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- – Doadores com idade de 16 a 17 anos, devem estar acompanhados e ter autorização dos pais e/ou responsável legal;
- – O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- – O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- – Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- – Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
- – Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- – Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- – Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- – Evitar ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes adultos.
Para mais informações, consulte o site do banco de sangue de sua cidade!
Fonte: HEMOSC.