Hoje inicia oficialmente o verão! Uma das estações mais esperadas do ano. Nessa época do ano, comumente, surgem as rápidas metas de verão, como a busca pelo corpo desejado. Para alcançar esse objetivo é necessário ter disciplina e equilíbrio entre a alimentação e a atividade física, seja para o emagrecimento, ganho de massa muscular ou perda de gordura.
A alimentação saudável se classifica como uma alimentação que fornece todos os nutrientes necessários para a o equilíbrio do organismo, sendo assim fonte de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos).
No verão pode ocorrer a inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, um aspecto negativo para o funcionamento do metabolismo e ao organismo, que pode ficar fraco e debilitado durante esse período. Por isso separamos algumas dicas para ajudar a manter o equilíbrio no verão:
Consuma alimentos leves: saladas, frutas e legumes são uma excelente alternativa nesta época, pois além de serem fontes de micronutrientes, não possuem aditivos artificiais entre seus ingredientes. Esses aditivos artificiais geralmente têm muita gordura e carboidratos, que aumentam o número de calorias. Os alimentos industrializados podem ser ricos em sódio, que no verão pode aumentar a retenção hídrica e contribuir para inchaços.
Opte por alimentos integrais: são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético, contribuindo para energia e disposição, além das fibras que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal proporcionando sensação de saciedade e sendo coadjuvante na perda de peso.
Alimentos termogênicos: há uma grande procura nesta época do ano por esses alimentos, que podem contribuir para a queima de calorias e perda de gordura localizada, pois aceleram o metabolismo por aumentarem a temperatura corporal. Alguns exemplos são: chá verde, gengibre e pimenta-vermelha. Mas cuidado com os exageros!
Beba água! Durante as altas temperaturas do verão também se faz necessário um maior cuidado com a hidratação do organismo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores quando comparado a outras estações do ano. Para aumentar a hidratação e manter a homeostase do corpo existe a opção de beber água de coco e sucos naturais, porém é necessário ficar atento, pois tais líquidos não substituem a água.
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814