Cautela com as ervas medicinais

As ervas são utilizadas desde a antiguidade, porém antes era utilizada de maneira terapêutica, já hoje, ocorre a busca por resultados rápidos e milagrosos. Seja para fins terapêuticos, ou para fins estéticos, o uso indiscriminado e a mistura de ervas podem ser prejudiciais a saúde. A utilização destas plantas deve ser vista com ressalvas, uma vez que, podem conter princípios ativos que podem levar a interações com medicamentos, podendo levar a intoxicações ou outras reações adversas.

É importante ter cuidado com os excessos, nem sempre a erva que um amigo, vizinho, ou parente faz uso, é boa para o seu caso. Um exemplo é o uso indiscriminado de plantas como a cascara sagrada e o sene, que podem levar a depleção de eletrólitos, tornando o intestino dependente destas plantas para funcionar.

Existem diversos benefícios já comprovados através da utilização de ervas medicinais. Quer fazer uso? Procure orientação! Preferencialmente de um profissional com especialização e atualização nessa área.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Indyanara Cristine dos Passos
Nutricionista CRN10 5202P

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram