Pesquisar
Close this search box.

Carnaval Saudável

Carnaval chegando e a única coisa que vem à cabeça é a folia e a diversão dessa data que muitos brasileiros amam! O som das marchinhas, as risadas, o cansaço nos pés, a corrida atrás do trio elétrico, as fantasias criativas e muita comemoração.

Mas o momento que estamos vivendo nos trouxe uma nova realidade. A vacinação está avançando em todo o Brasil, mas apesar da eficácia comprovada da vacina, não podemos relaxar nas medidas de prevenção do contágio, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Muitas pessoas estavam com a expectativa de extravasar esse período conturbado no carnaval. Apesar de não ser do jeito esperado, não quer dizer que a data não possa ser comemorada. Por isso, te proponho a curtir o feriado com segurança, respeitando as medidas preventivas e com a vacinação em dia!

A primeira dica é: seja criativo! Faça o que puder para criar um clima de carnaval, com decorações, fantasias, playlist de marchinhas, danças, brincadeiras e um cardápio delicioso. Aproveite a companhia da sua família e de amigos para criar ótimas lembranças.

Você pode inovar na escolha do local. Utilize o momento para ir a algum lugar que deseja a anos ou aposte em uma viagem de carro para uma cidade que ainda não conhece. O principal é se divertir sem descuidar da alimentação e hidratação, para evitar a queda da imunidade e a instalação de doenças.

Com as comemorações também surge a mudança de hábitos. Nessa época, as pessoas costumam gastar muita energia, ficar muito tempo expostos ao sol e não se alimentar nos horários corretos. Por isso, confira a seguir algumas dicas para aproveitar o carnaval com saúde e moderação:

– No churrasco escolha opções mais saudáveis: carnes magras, saladas e pratos que dão saciedade, como farofa, arroz e vinagrete, compondo um prato completo em carboidratos, proteínas e gorduras. Evite frituras e alimentos gordurosos, seu estômago terá mais dificuldade em digerí-los e isso pode ocasionar um quadro de diarreia, além de sobrecarregar ainda mais o seu fígado.

– Evite comidas de rua, mas se não tiver opção, observe a conservação dos alimentos para evitar uma intoxicação alimentar. Leve sempre consigo um lanche prático, como frutas e barrinhas de cereal, são opções fontes de carboidratos e fornecem energia rápida para os foliões.

– Mantenha-se hidratado! O consumo de água, sucos naturais, água de coco, isotônicos e frutas ricas em água como melão, melancia e abacaxi, são bem-vindos para fornecer energia e hidratação para o seu corpo. O álcool age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, que faz com que eliminemos mais água através da urina e do suor, por isso é tão importante se hidratar.

– Beba com moderação! Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com a mesma quantidade de bebidas sem álcool, você também pode diluir o seu drink com água e gelo, assim você evita excessos e a ressaca no dia seguinte.

– Se a ressaca bater e os sintomas de mal-estar, dor de cabeça e náusea aparecerem, alimentos como a couve, o manjericão, o hortelã, o gengibre, o melão e o agrião auxiliam no funcionamento e na detoxificação do fígado. Aposte também no chá de boldo para a melhora dos sintomas!

– Cuide do seu fígado! Estar bem alimentado diminui a difusão do álcool pelo estômago e atrasa a sua absorção pelo intestino, assim sua chegada ao sangue ocorre de forma gradual. O uso abusivo de bebidas alcoólicas pode ocasionar o acúmulo de gordura no fígado, conhecido como esteatose hepática.

Ao final das comemorações, volte aos poucos a sua rotina! Uma alimentação saudável, a prática regular de atividade física e um sono reparador, auxiliam na recarga da energia, na volta as atividades e no bom funcionamento do organismo. E o que resta são apenas boas memórias e recordações!

Curta com responsabilidade. Afinal, natural é viver bem!

Nutri: Karina Rafaela Ramos

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram