Quem resiste ao cheiro de café, de manhãzinha ou no meio da tarde como agora?
Quentinho ou frio, com leite, puro, amargo ou bem docinho, o café está no topo das bebidas mais consumidas não só pelos brasileiros, mas no mundo todo. Além de saborosa e popular, a bebida também é controversa: afinal, o CAFÉ FAZ MAL A SAÚDE?

A bebida só é contraindicada para quem apresenta insônia, osteoporose avançada, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína, por aumentar a eliminação de cálcio e competir com a vitamina C e o ferro, podendo anular esses nutrientes.

Para os demais, ela pode ser até mesmo bálsamo. São muitos os estudos que apontam os benefícios da bebida para a saúde, como estimular o foco e a atenção e até ajudar a combater a depressão.
No entanto, o limite entre os benefícios e os prejuízos da bebida é a quantidade consumida. Quando consumida em altas doses (mais de 500 mg – cerca de 4 xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreira.
Para desfrutar da bebida com prazer e não ter complicações, estudos mostram que o ideal é não ultrapassar o limite de 200ml de café ao dia (o equivalente a 3 ou 4 xícaras pequenas), distribuídos ao longo do dia, com um espaço de tempo de ao menos uma hora entre uma xícara e outra.

Se você realmente aprecia essa bebida, não tenha medo, desfrute na medida certa!

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram