Pesquisar
Close this search box.

Cacau alcalino X cacau natural

Foi em 1928 que o cacau em pó se tornou conhecido, graças ao trabalho do químico holandês C. J. Van Houten que descobriu um processo para a remoção da maior parte da gordura das amêndoas torradas, a manteiga de cacau, consequentemente produzindo o cacau em pó. O mesmo químico descobriu também que ao adicionar uma substancia alcalina, como o carbonato de potássio, o sabor do pó de cacau melhorava, esta forma de tratamento ficou conhecida como cacau holandês ou cacau em pó alcalino.

O cacau em pó alcalino tem uma tonalidade mais escura com tons mais avermelhados, possui o sabor mais suave comparado com o cacau natural e se mistura mais facilmente a líquidos. Possui um PH entre 7 e 8, enquanto o cacau natural possui um PH ácido, por volta de 5. E é por estes motivos que o cacau em pó alcalino é o preferido de muitos cozinheiros para fazer bolos, biscoitos e doces devido ao seu sabor mais suave e sua cor escura forte, além de ser mais fácil para misturá-lo com outros ingredientes, visto que absorve líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural.

Devido o cacau alcalino possuir um PH alcalino ele não será eficaz na fermentação em preparações que se utiliza o bicarbonato de sódio, pois por ele ser alcalino precisa de um ingrediente ácido para reagir, neste caso seria mais interessante o cacau em pó natural que possui um PH ácido. Receitas com o cacau alcalino devem utilizar fermento em pó no lugar, ou outros ingredientes ácidos, como suco de laranja.

 

Apesar de o cacau em pó alcalino ser mais saboroso para alguns, ele possui menor quantidade dos antioxidantes flavonóides, importantes para a saúde, do que o cacau natural, o processo pelo qual o cacau em pó alcalino passa reduz substancialmente a quantidade de substâncias benéficas que ele contém.

Fonte: Adaptado de www.ehow.com.br

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram