Estes dois adoçantes vêm recebendo cada vez mais adeptos, e você já deve ter ouvido falar deles.
Eles chamam a atenção por serem adoçantes naturais, vegetais, e com sabor muito próximo ao do açúcar convencional.
O xylitol e o eritritol são bem semelhantes, têm a mesma cor, textura e sabor, mas, é claro, apresentam algumas características diferentes. Mas qual utilizar?
Conheça os pontos fortes, semelhanças e diferenças desses maravilhosos adoçantes e escolha o seu:
O Xilitol tem baixo índice glicêmico, o Eritritol tem índice glicêmico inferior a 1, o que é considerado zero.
O Xilitol adoça como o açúcar, já o Eritritol tem poder adoçante de 70% do açúcar. Mas nenhum dos dois deixa gosto residual.
No entanto, se o Eritritol ganha no quesito calorias, o Xilitol ganha em outros, pois tem um interessante benefício à saúde humana, com grande potencial de uso na área médica e odontológica, mostra-se eficaz no combate a cáries dentárias, dentre outros males como diabetes, desordens no metabolismo e otite, entre outros. O Eritritol não causa cárie, mas não traz esses outros benefícios. Em compensação, o Eritritol tem uma melhor tolerância digestiva, pois as bactérias intestinais não conseguem digeri-lo, o que faz com que ele seja eliminado pela urina, enquanto o Xilitol pode causar um pouco de desconforto em pessoas com o sistema digestivo mais sensível.
Sendo assim, escolha o que melhor se encaixa ao seu perfil.
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862
Fonte:
MUSSATTO, S. I., ROBERTO. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 38, n. 4, out./de., 2002.
Xilitol: disponível em: https://poliois.br.com/xylitol/