Muitas pessoas já conhecem a aveia, porém algumas ainda não sabem os seus verdadeiros benefícios. A aveia é um alimento muito saudável, classificado como cereal, é composto por diversos nutrientes como fibras, vitaminas B1, B2, B3, cálcio, magnésio, zinco, fósforo, potássio, ferro e cobre, além da presença de substâncias bioativas funcionais como a betaglucana, sendo estes nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Devido ao seu conteúdo significativo de fibras, o consumo de aveia regularmente pode trazer diversos benefícios para a saúde e também auxiliar no tratamento de várias doenças. Estudos demonstram que os benefícios das fibras podem estar relacionados com o controle dos níveis da glicose e do colesterol sanguíneo, o bom funcionamento intestinal e na capacidade de fornecer saciedade, sendo um coadjuvante na perda de peso.
Diante disso, o consumo de aveia poderá auxiliar no tratamento da obesidade, ajudando no processo de emagrecimento, pode reduzir o risco de doenças intestinais e câncer de cólon, auxiliar na prevenção e no tratamento da constipação intestinal (intestino preso), importante para diabéticos e quem possui colesterol aumentado, além de reduzir o risco e auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.
A aveia pode ser encontrada para o consumo em diversas formas, como farinha, farelo e flocos sendo muito prático de incorporar na alimentação, podendo ser consumida tanto em preparações salgadas como doces, com frutas, vitamina, bolos, tortas, sobremesa, para empanar carnes, hambúrguer, almôndegas, pães dentre as mais variadas formas de uso, e também pode ser utilizada como substituto ou complemento da farinha de trigo nas receitas.
A diferença entre os tipos de aveia está no processo de produção deste cereal. A farinha de aveia é produzida a partir da parte mais interna do grão, o que faz com que ela contenha menor concentração de fibras, porém também possui grande quantidade de nutrientes. O farelo de aveia é obtido principalmente da casca do grão, onde se concentra maior quantidade de fibras. Já a aveia do tipo flocos é obtida a partir da prensagem dos grãos, o que concentra também as propriedades nutricionais, preservando assim grande parte dos seus nutrientes.
A aveia por ser processada em moinhos de trigo pode conter glúten em sua composição, desta forma não deve ser consumida por portadores de doença celíaca antes de verificar sua procedência.
É importante salientar que para que os benefícios da aveia seja melhor aproveitado, é fundamental associar a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.
Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Aline da Silva Mendes
Nutricionista CRN10: 3394P