Atualmente a frase “você é o que você come” vem sendo substituída por profissionais da área de nutrição, pela frase “você é o que digere e consegue absorver”, para assim, expressar de melhor forma nossa relação com os alimentos. E para isto a forma como digerimos os mesmos, está intimamente ligado à absorção dos nutrientes.
Para melhorar sua digestão, alguns métodos naturais e simples são bem-vindos:
Programe seu horário para as refeições: sente-se, relaxe e coma com calma. O cérebro também faz parte do processo digestivo, ao perceber o alimento, nossos sentidos são ativados e começam a aumentar a secreção ácida no estômago.
Mastigue bem os alimentos: Ao mastigarmos os alimentos de forma correta estamos iniciando uma pré-digestão, realizada por uma enzima presente na saliva.
Água com limão: espremer um limão e beber com aproximadamente 100 ml de água antes das refeições, estimula a secreção de enzimas digestivas. Assim como, utilizar o vinagre ou o limão para temperar sua comida pode contribuir.
Utilização de chás com propriedades digestivas: A utilização de chás com propriedades digestivas também é benéfico, só não devem ser adoçados com açúcar ou mel, por exemplo, pois estes açúcares podem fermentar e prejudicar a digestão.
Enzimas digestivas: Hoje encontramos no mercado diversas marcas de enzimas digestivas que podem contribuir muito com sua saúde, neste caso vale uma avaliação com profissional habilitado para investigar as causas e indicar a melhor forma de tratamento.
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Francieli Cristina Barbosa
Nutricionista – CRN 10 2862