Pesquisar
Close this search box.

Alimentos e a data de vencimento

A Black Friday é uma data famosa em muitos países, inclusive no Brasil, e com ela a promessa de promoções extraordinárias só aumenta. Se engana quem pensa que os itens mais procurados são eletrodomésticos ou eletrônicos, categorias como vestuário e livros também tem grande procura pelos consumidores.

Em 2021, a categoria de alimentos entrou na lista dos 10 itens mais buscados pelos brasileiros, pela primeira vez. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Black Friday perde apenas para o Natal em número de vendas.

Mas para ter um desconto maior, muitos produtos são colocados a venda próximos a data do vencimento. Diversos mercados já possuem seções de produtos com descontos acima de 50%, mas alguns estabelecimentos foram abertos durante os últimos anos com o intuito de vender exclusivamente produtos com grandes descontos e prestes a vencer.

Esses locais são uma alternativa aos preços elevados dos alimentos. Eles conseguem vender a preços mais competitivos pois tem parecerias com indústrias alimentícias, que ao invés de descartarem os alimentos próximos ao vencimento, vendem a um preço baixo para a revenda.

Mas nutri, é permitido vender alimentos próximos a data de vencimento?

Sim, é permitido! Porém, é necessário estar claro para o cliente que o produto está próximo do vencimento, tanto em lojas físicas quanto em lojas online. E lembre-se, o prazo para venda dos produtos deve ser de até um dia antes da data de validade, já que a venda de produtos vencidos é proibida pela Lei 8.137, pois apresenta risco para a saúde do consumidor.

É importante frisar que o preço não é o único ponto que deve ser levado em consideração, por isso segue algumas dicas para economizar nas compras e evitar riscos à sua saúde:

1º – Fique atento ao prazo de validade dos alimentos: essa informação é fornecida pelo fabricante em condições adequadas de conservação e é o período ideal para o consumo, pois não deve apresentar alterações sensoriais, nutricionais e microbiológicas.

2º – Evite estocar grandes quantidades de alimentos: como os itens em promoção possuem validade próxima, caso você estoque o alimento, pode gerar maior desperdício ao ter que jogá-lo fora após o prazo expirado.

3º – Busque alimentos mais frescos nas prateleiras: os estabelecimentos costumam adotar o sistema PVPS (Primeiro que vence, primeiro que sai) na organização dos produtos. Por isso, opte pelos alimentos encontrados ao fundo, já que costumam ser mais frescos e com validade mais longa.

4º – Observe os alimentos antes de comprar e consumir: analise aspectos como cor, aroma e aparência. Alguns alimentos apresentam alterações sensoriais, enquanto outros podem não apresentar mudanças, visto que certos microrganismos se proliferam sem causar alterações perceptíveis e interferir na qualidade do alimento. Fique atento: não adianta retirar a área contaminada e comer o restante, o microrganismo já se espalhou por todo o alimento, mesmo que não seja visível.

5º – Evite consumir alimentos vencidos: apesar de alguns alimentos não perecíveis parecerem inofensivos ou serem considerados seguros para o consumo mesmo quando fora da validade, a ingestão pode ser prejudicial e até fatal, podendo levar a intoxicações e infecções bacterianas.

6º – Procure ajuda médica em casos de contaminação: os sintomas das temidas intoxicações alimentares costumam aparecer rapidamente e os mais comuns são: dor abdominal, vômito, calafrio, febre, diarreia e desidratação. Se sentir algum desses sintomas, mantenha-se hidratado e procure auxílio de um médico para evitar complicações.

E o mais importante, tenha um consumo consciente, nada de exageros ou compras por impulso! Muitas vezes quando tentamos economizar, o desperdício e os gastos se tornam ainda maiores.

 

Karina Ramos é nutricionista na Rede Cia da Saúde
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram