A segunda edição do Conexão Saúde já nos deixou com gostinho de quero mais!
Além do encontro de franqueados, fornecedores e uma gama de nutricionistas, conseguimos aproveitar o máximo das novidades da Feira de Negócios e também do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP, que contou com a palestras de feras do cenário nutricional da VP Centro de Nutrição Funcional.
Para falar em Alimentação, Estética & Longevidade, não poderíamos deixar de pensar na Dra. Natália Marques, ela que é Nutricionista, com Pós graduação lato sensu em Nutrição Materno infantil; Nutrição Esportiva Funcional; Fitoterapia; Educação Moderna; Agricultura Biodinâmica. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP e Doutora em Medicina Transacional, departamento de Dermatologia também pela UNIFESP. Atualmente também atua como coordenadora científica dos cursos de Pós Graduação VP Centro de Nutrição Funcional.
A Dr. Natália inicia a sua fala com a seguinte temática “O que é longevidade?”, um questionamento aparentemente simples, mas com uma profunda complexidade. De forma resumida, longevidade é a duração da vida (de um indivíduo, de um grupo, de uma espécie), mais longa que o comum. Mas será que todos nós envelhecemos da mesma forma? Por que será que algumas pessoas alcançam a longevidade e outras nem tanto? E essa é a grande chave que a Dra. aborda em sua palestra!
Que todos nós vamos envelhecer isso é um fato, e a genética é apenas um dos determinantes de como será esse envelhecimento, o que precisamos levar mesmo em consideração é o que construímos ao longo da vida e, principalmente, o ambiente que estamos inseridos. Isso mesmo, o ambiente em que vivemos ao longo de toda a vida pode nos dizer muito sobre como será esse envelhecimento. E é justamente nesse contexto que surgiu o conceito de expossoma, definido como “A medida cumulativa de influências ambientais e respostas biológicas associadas, incluindo exposições do ambiente, dieta, comportamento e processos endógenos, ao longo da vida”.
Outro conceito de extrema importância ao pensar em longevidade é pensar na idade muito além da cronologia, é ter a idade biológica como um determinante, já que ela é um indicador do estado geral de saúde e de como está o seu corpo. Então, a longevidade é muito mais sobre a idade biológica ser compatível com a cronológica. E uma ótima forma de avaliar isso é através da análise da pele, pois ela é um espelho de como está a sua saúde.
Durante sua palestra a Dra. Natália deu várias dicas de como identificar alguns sinais na pele que podem levantar questões com uma forte correlação com a nutrição daquele indivíduo. Evidenciando mais uma vez o papel da nutrição na longevidade e estética.
O conteúdo dessa palestra com toda certeza pode contribuir ainda mais para a sua prática clínica enquanto nutricionista. Se você tem interesse em saber mais sobre o tema, a apresentação da Dra. Natália Marques já está disponível no site.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS
E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.
Dra. Natália Marques @dranataliamarques
Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde