O açaí considerado um alimento funcional é um fruto da região amazônica cuja polpa apresenta elevado valor energético por conter alto teor de lipídeos como Ômegas 6 e 9, além de carboidratos, fibras, vitamina E, proteínas e minerais como ferro, zinco, cobre e cromo.
Seu alto teor de antioxidantes, principalmente de antocianinas é uma das razões pelas quais os frutos do açaizeiro se tornaram popularmente conhecido como um super alimento.
Os antioxidantes protegem as células do corpo, evitando com que fiquem danificadas por processos oxidativos. Ao proteger contra a oxidação o açaí tem o potencial de ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes e várias condições relacionadas à velhice.
O açaí também é uma ótima opção de repositor energético antes e após o exercício, aumenta o rendimento e prevenção da fadiga e por ter baixo índice glicêmico ainda melhora a ação da insulina no organismo. Mais cuidado, a adição de xaropes e açúcares, prejudica o seu valor nutricional. A melhor opção para de consumi-lo é associando a frutas.
Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Michele Gonçalves
Nutricionista CRN10: 3378