O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Os hormônios tireoidianos são essenciais no desenvolvimento do sistema nervoso central, sendo assim, a manutenção destes hormônios é essencial para a homeostase energética, regulando o consumo e o armazenamento de energia em longo prazo.
Desta forma, o hipotireoidismo é caracterizado por um conjunto de fatores associados à redução do metabolismo, incluindo o ganho de peso (em longo prazo), fadiga e fraqueza, intolerância ao frio, lentidão mental, queda de cabelos, elevação dos níveis de colesterol.
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por um tipo de inflamação crônica da glândula tireoide, denominada de tireoidite de Hashimoto, um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca à tireoide, causando inflamação e interferindo a capacidade de produzir hormônios. Pode afetar recém-nascidos, pessoas que passaram por algum tratamento de radiação na tireoide, remoção parcial ou total da tireoide.
As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença, principalmente acima dos 40 anos, sendo importante observar histórico familiar e doenças autoimunes. Então é necessária a realização de exames periódicos e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista
Indyanara Cristine dos Passos
CRN 10 – 5202P
Fontes: