Pesquisar
Close this search box.

Alterações de humor no ciclo de vida das mulheres: como a nutrição pode ajudar

Vamos falar sobre a saúde da mulher? As mulheres são maioria no mundo e nada mais justo do que ter uma área da saúde totalmente dedicada a elas, certo? E para falar sobre o tema, nada mais justo do que convidar a coordenadora do curso de Pós-graduação em Nutrição Funcional da Saúde da Mulher e Estética pela VP, a Dra. Luana Meller Manosso. Ela que é nutricionista, mestre em neurociências e doutora em bioquímica, pós graduada em nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia aplicada à Nutrição e Nutrição Esportiva Funcional, Docente em diversos cursos de Pós graduação pela VP e autora de diversos livros e também realiza atendimentos em consultório.

Clique na imagem para fazer o download da apresentação em pdf

Ela inicia a sua palestra falando sobre as alterações de humor durante a TPM ou após entrada na menopausa, que de fato, são super frequentes e existe um motivo para isso. Tudo se deve por alterações hormonais que ocorrem durante todo o ciclo de vida da mulher, com constantes variações dos hormônios estradiol e progesterona e essas alterações causam impactos em diversas áreas do corpo, dentre elas o cérebro.

Por exemplo, durante a TPM, há uma diminuição de 5-HTP (5-hidroxitriptofano) na região do cérebro. O 5HTP é um aminoácido precursor direto da serotonina, ou seja, se há redução desse aminoácido, há uma redução nos níveis de serotonina, um hormônio ligado ao bem estar. Então, parte da alteração do humor na mulher com TPM se deve por esse motivo. Outra razão se deve por uma alteração da microbiota em mulheres com TPM e pós menopausa, resultando em impactos diretos no eixo microbiota intestino-cérebro e humor.

Existem diversas razões para o qual ocorra essas alterações de humor e por sorte a alimentação pode ajudar diretamente no alívio desses sintomas. Já foi visto que um padrão de dieta mais saudável reduziu o risco de desenvolvimento de sintomas de TPM. E que a adição de fontes de vegetais, grãos integrais e alimentos in natura impactaram em redução dos sintomas de menopausa, incluindo os sintomas psicológicos.

A adição de uma dieta rica em triptofano é uma conduta que deve ser estimulada tanto na TPM quanto na menopausa. Recomenda-se o consumo de pelo menos 1g ao dia, podendo ser atingido a partir do consumo de leguminosas, oleaginosas e sementes ou suplementação de triptofano ou 5HTP. O gengibre e a cúrcuma também devem ser inseridos no dia-a-dia da mulher, podendo tanto ser na forma de alimento quanto suplementação. Alimentos como o café (de forma controlada) e o azeite de oliva também se mostraram excelentes a serem inseridos na dieta de mulheres com TPM ou pós menopausa.

Os polifenóis devem ter seu consumo incentivado, já que, sua ingestão foi associada a menos sintomas depressivos. Também reforçando a atenção a micronutrientes, como: Complexo B e Mg, Cálcio e Vitamina D, Zinco, Cromo e ferro, Vitaminas A, C e E.

Alguns alimentos devem ser evitados, industrializados e ultra processados; Carboidratos refinados; Gordura saturada e trans; Sal e Bebidas alcoólicas, pois estudos já demonstram que podem aumentar ainda mais os sintomas de TPM e menopausa.

A Dra. Luana finaliza a sua palestra reforçando que nenhum alimento ou estratégia faz milagre sozinha! A adoção de hábitos saudáveis para a vida toda é o mais importante.

A palestra está com uma riqueza de informações que eu tenho certeza que vão passar a fazer parte da sua prática clínica. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, a palestra da Dra. Luana já está disponível:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS

E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.

Dra. Luana Meller Manosso @luanamanosso

Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram