Pesquisar
Close this search box.

Termogênicos: riscos e benefícios

dr ricardo goldfeder

E para falar sobre “TERMOGÊNICOS: RISCOS E BENEFÍCIOS”, o Congresso Nacional Cia da Saúde/VP convidou o Dr. Ricardo Goldfeder, nutricionista pela UFSC, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional, mestre em ciências do movimento humano pela UDESC e atualmente também realiza atendimento ambulatorial na área de Nutrição Clínica e Esportiva.

Ele inicia sua palestra com o conceito do que seria a termogênese, que de forma muito simples, diz respeito a produção de calor pelo nosso corpo, então, será que termogênicos poderiam aumentar a termogênese? Essa foi a pergunta principal que conduziu a sua apresentação.

Parte da apresentação de slides do dr. ricardo
Clique na imagem para fazer o download da apresentação em pdf

Já sabemos que a composição corporal tem uma forte influencia nesse aumento da termogênese, uma vez que, uma maior proporção de gordura marrom corporal, provocaria um aumento na termogênese, isso acontece por ser um tecido com maior concentração de mitocôndrias, responsáveis por todo o processo de geração de energia e calor. Porém, indivíduos obesos apresentam uma menor quantidade de gordura marrom corporal e, por consequência, uma termogênese menor e uma menor produção de energia e calor. E hoje já se levantam hipóteses sobre a possibilidade futura de possíveis transplantes de gordura marrom como forma de aumentar a termogênese, porém, essas são cenas dos próximos capítulos na ciência, que só nos resta aguardar ansiosamente.

Mas e sobre os alimentos e nutrientes termogênicos, o que podemos concluir?

Os polifenóis podem de fato induzir a um aumento da biogênese mitocondrial, ou seja, aumento da produção de mitocôndrias.

A Cafeína, também tem seu efeito termogênico comprovado a partir do seu efeito adrenérgico e ação na lipólise.

O chá verde apresenta efeitos termogênico devido a cafeína e catequinas em sua composição.

A laranja Moro, rica em Sinefrina, responsável por regula termogênese e “browning” do tecido adiposo

Esses são apenas alguns termogênicos que podemos utilizar e de fato eles podem aumentar o gasto calórico, porém, alguns apresentam sérios riscos à saúde quando utilizados em doses elevadas, como a cafeína. Por isso, é necessário cuidado na hora da prescrição e indicação desses suplementos. Essa atenção deve ser estendida a cuidados na hora da escolha dos produtos, uma vez que, são produtos que são facilmente adulterados, principalmente os importados, em que, 12 a 58% dos suplementos importados são contaminados.

E a mensagem que fica a partir da palestra do Dr. Ricardo é: Precisamos incentivar HÁBITOS TERMOGÊNICOS e não nos limitar a suplementos, estratégias mirabolantes e até mesmo drogas. Alguns hábitos simples, como o exercício físico, já são capazes de aumentar a termogênese.

 

Toda a apresentação em pdf da palestra do Dr. Ricardo está disponível no link abaixo, com diversas informações sobre mecanismos fisiológicos, dosagens, efeitos colaterais e várias outras informações sobre cada um dos suplementos listados anteriormente. Conteúdo de extrema importância na prática clínica do nutricionista.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS

E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.

entrada do dr ricardo no congresso nacional cia da saúde/vp

Dr. Ricardo Goldfeder @ricardogoldfeder

Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde

 

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram