Promover o Congresso Nacional Cia da Saúde/VP foi um desafio a cumprir com gosto. Unir o útil ao agradável, falar de boa alimentação, bons hábitos, estilo de vida saudável e ainda entender como o nosso corpo recebe toda a carga do dia a dia, consequências, como o mercado tem se adaptado as novidades dos avanços tecnológicos, as descobertas científicas que favorecem o nosso organismo e nos ensinam a lutar contra as adversidades que, por hora, desconhecemos. Para todo este conteúdo, com o intuito de enriquecer a experiência, contamos com feras da nutrição diretamente da VP Centro de Nutrição Funcional.
A primeira palestra do dia só poderia ser dela, Dra. Valéria Pascoal, diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, nutricionista e mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP, membro do Conselho Deliberativo do IABS Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e autora de diversos livros da área da nutrição. Hoje em dia atua na área de nutrição e saúde do meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
Esse é apenas uma pequena parcela do currículo brilhante da Dra. Valéria, já que, também é cientista e pesquisadora dos alimentos da Biodiversidade Brasileira, além de cofundadora do CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Agricultura Sustentada pela Comunidade) e coordenadora técnica do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional do Bahia Produtiva. Então, não existe alguém mais preparado para falar sobre biodiversidade brasileira do que ela e esse foi o tema da sua palestra, Alimentos da biodiversidade brasileira e seus impactos na saúde física e mental.
A Dra. Valéria pauta toda a sua fala na valorização dos alimentos brasileiros, evidenciando a riqueza da nossa cultura e dos nossos alimentos. Ela mostra que cada região brasileira apresenta uma cultura única, com alimentos riquíssimos que podem e devem ser inseridos no dia a dia daquela população. Porém, infelizmente nós exploramos pouco essa biodiversidade, deixando de lado excelentes fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos.
Por exemplo, o Butiá no estado de Santa Catarina, que é um alimento rico em Vitamina C e Beta-caroteno, o Pinhão, também muito presente na região Sul do país, com uma composição rica em catequinas, a erva mate, com uma composição rica em diversos compostos bioativos e a jabuticaba, uma fruta tão característica brasileira, que apresenta uma grande quantidade de flavonoides sua composição. Esses são apenas alguns dos exemplos listados na brilhante palestra da Dra. Valéria.
Esse tema é de extrema importância para a prática do nutricionista, já que, amplia a nossa visão de alimentação saudável, nos motiva a procurar e valorizar os alimentos da biodiversidade de cada região, e a partir disso, estamos promovendo saúde, ajudando a agricultura local e fortalecendo ainda mais nossa cultura.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, a Dra. Valéria disponibilizou diversos estudos e informações extra em sua apresentação no congresso. Você pode ter acesso a esse material:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS
E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.
Dra. Valéria Paschoal @dravaleriapaschoal
Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde