Se você leu nosso post anterior sobre Alimentação, Estética & Longevidade, um resumo da palestra da dra. Natália Marques, aqui tem mais conteúdo do que rolou no Congresso Nacional Cia da Saúde/VP, durante o Conexão Saúde 2022. Lembrando que o evento foi uma realização da Rede Cia da Saúde com a participação da VP Centro de Nutrição Funcional.
Para falar sobre síndrome fúngica é claro que a maior referência e pioneira sobre o assunto, a Dra. Denise Carreiro, estaria presente. Formada em nutrição pela USP, Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional, Docente do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional do Centro Valéria Paschoal/ UNICSUL e da Pós Graduação Médica do Curso Master em Ciências da Fisiologia Humana, do Grupo Longevidade Saudável/ Universidade Tales de Mileto. Além de ser autora de 16 livros na área de Nutrição clínica e comportamento alimentar.
A Dra. Denise é considerada uma visionária nessa área, já que, quando esse tema ainda era desconhecido e subestimado pela comunidade cientifica, ela já reforçava e consolidava cada vez mais os conhecimentos sobre o que hoje conhecemos como síndrome fúngica. E para entendermos mais sobre essa síndrome precisamos voltar nossa atenção ao intestino, mais especificamente, a microbiota intestinal. Os microorganismos que habitam o intestino fazem parte da regulação e equilíbrio do organismo, participando ativamente do metabolismo e imunidade.
Ainda que a as bactérias sejam a maior parte desses microorganismos presentes no intestino, os fungos também estão presentes na mucosa intestinal. Normalmente eles vivem todos de forma pacífica e, é nesse clima de paz que se tem um intestino saudável. Porém, devido a alguns fatores alimentares, ambientais e comportamentais, esse equilíbrio da microbiota pode ser quebrado e favorecido o aumento no desenvolvimento fúngico. Hoje já se sabe que essa proliferação fúngica aumentada no intestino precede infecções internas muito mais severas que apresentam dos mais diversos sintomas em todas as partes do corpo, como: desequilíbrios nutricionais, hipoglicemia, distúrbios de destoxificação, queda na imunidade, aumento da pré-disposição à alergias, processos inflamatórios e autoimunes.
A nutrição tem um papel fundamental nesse processo e a Dra. Denise reforça algumas condutas para manutenção do equilíbrio dessa microbiota. Como: evitar alimentos que promovam a fermentação e proliferação dos fungos e alimentos que contenham fungos, tratar e prevenir alergias e hipersensibilidades alimentares, adequar a microbiota intestinal, recuperar e manter a integridade da mucosa intestinal, modular o sistema imunológico e corrigir os desequilíbrios nutricionais.
O conteúdo dessa palestra com toda certeza pode contribuir ainda mais para a sua prática clínica enquanto nutricionista. A palestra da Dra. Denise foi de uma extrema riqueza de conteúdo e você pode ter acesso aos slides ministrados em nosso site.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO DAS PALESTRAS
E aguarde! Em breve vamos compartilhar sobre as demais palestras do Congresso Nacional Cia da Saúde/VP.
Dra. Denise Carreiro @denise_carreiro_nutricionista
Texto: Fernanda Coutinho, nutricionista na Rede Cia da Saúde