Fazer as malas e conhecer lugares novos – ou até mesmo revisitar os que já conhecemos – é tão bom! Além de ser uma experiência enriquecedora, distrai, alegra, relaxa e gera autoconhecimento e bem-estar.
Mas não podemos negar que nossos hábitos mudam durante as viagens! Por isso, temos algumas dicas para que você não deixe sua alimentação de lado enquanto aproveita o tempo fora de casa:
Início da viagem: no aeroporto, rodoviária ou até mesmo de carro, é difícil encontrar opções de lanches saudáveis. Por isso, antes de tudo, programe-se! Tenha na bolsa (ou em uma lancheira) algumas opções saudáveis, como frutas secas, nuts, snacks ou barrinhas de cereais. Assim você garante lanches leves, não passa fome e ainda economiza dinheiro para compras e passeios.
Café da manhã: opte por alimentos mais proteicos, como ovo ou iogurte com frutas, cereais e/ou sementes (aveia, chia, linhaça, entre outras). Evite pães brancos, biscoitos amanteigados e bolos.
Entre as principais refeições e durante os passeios: não fique sem se alimentar para não ficar sem energia e acabar exagerando na refeição seguinte! Boas opções são as oleaginosas, frutas secas e frutas naturais. E não esqueça de se hidratar! Beba bastante água e procure não consumir sucos prontos ou refrigerantes. Tome cuidado com os petiscos de ambulantes, já que não conhece a procedência.
Almoço e jantar: dê uma olhada no cardápio todo! Geralmente há opções mais leves e saudáveis. No buffet, observe e defina o que vai consumir antes de se servir, assim você evita exageros. Opte sempre por molhos e temperos naturais e evite bebidas calóricas e cheias de açúcar.
O principal é ter equilíbrio! Conhecer novos lugares, pratos típicos e novas culturas, assim como compartilhar momentos agradáveis em lugares já conhecidos é maravilhoso. Afinal, viajamos para espairecer, recarregar as energias e curtir. Só não vale exagerar!!!
Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814