05 / jun

A granel é na medida

Dicas

Preservar o meio ambiente é um ato que deve começar por nós mesmos, com atitudes de conscientização diária. Já sabemos sobre reciclagem do lixo, sobre não desmatar, economizar água, ações que geraram várias campanhas pelo forte impacto no macroambiente, mas e os pequenos atos?

Consumir mais natural e menos industrializados também influência na preservação, pois geramos menos lixo e adquirimos apenas o que temos certeza de consumir, por isso precisamos incentivar a preservação ambiental através do consumo consciente. Como temos o maior e melhor mix a granel, não podemos deixar passar essa data de conscientização sobre o meio ambiente sem compartilhar o quanto comprar a granel evita o desperdício. Quer saber como?

3 verdades sobre comprar a granel e preservar o meio ambiente

 

  1. Quando você compra a granel evita o desperdício de alimentos

Vamos combinar que não dá para ficar desperdiçando comida, independente do valor que você paga. A economia está um caos e até as guerras em outros países influenciam no nosso cardápio. Quando você compra a granel, compra somente o necessário para o seu consumo, aquilo que você sabe que vai consumir. Seja 100g de farináceos, 50g de sementes, 220g de oleaginosas, mês a mês, você começa a perceber o que consome mais, o que precisa menos, o que faz falta ou o que é um incremento.

Mesmo optando pelo orgânico e se você tem sua horta em casa, a importação e exportação de produtos no Brasil também afeta no seu consumo. É hora de ser solidário e pensar sobre o assunto do não desperdício.

  1. Evitar o desperdício é uma economia acompanhada de novas possibilidades

Se você começa a conhecer seu poder de consumo, começa a perceber as necessidades e as extravagâncias, tudo o que é extra só é bom se for saudável, como saldo extra na conta, um dia extra de folga, uma hora extra para se divertir com a família, uma notícia extraordinariamente boa, mas se for peso extra, caia fora. Acima falamos sobre ter uma horta em casa, por quê não?

Além de saber a procedência do alimento, você vai ter a certeza de que certos ingredientes não vão faltar nas receitas práticas do dia a dia.

Outra nova possibilidade que a economia em comprar a granel vai trazer é que se você tem o que precisa a mão, com o mix a granel mais os produtos da sua horta, são as inúmeras formas de combinar esses ingredientes, novas receitas, novos sabores, novas experiências. Com certeza queremos saber sua receita mais exótica que deu certo.

Como essa economia acompanhada de novidades ajuda na preservação? Você não está desperdiçando, lembra? Também está plantando. Essas atitudes certamente incentivam outras pessoas e daí você vai estar espalhando boas sementes, ou seja, a melhor de todas as plantações!

  1. Por falar em economia, que tal se sobrar tempo?

Isso mesmo, economia de tempo é tudo o que queremos no corre-corre diário. Economizamos duas, três vezes mais do que pensamos. Comprando apenas o necessário, com uma horta em casa, quantas vezes precisaremos ir ao mercado, enfrentar filas? Se você tem carro, ou bicicleta, ainda vai se preocupar em estacionar, na segurança, na mobilidade ou falta dela. Um tempo que você poderia estar a caminho da sua paz.

Se você é o tipo que gosta de compras, tudo bem, acreditamos que dinheiro bem gasto é dinheiro gasto com comida, mas também é bom se presentear, se fazer um mimo, ou então, pense em pegar essa economia e investir em ajudar quem precisa, ONGs, associações. Ajudar faz bem para a alma e o meio ambiente agradece, pois o tempo que você economizou, você viveu, aproveitou esse nosso habitat.

A granel no pote

Uma forma de comprar a granel e ser consciente, é levar seu pote direto na loja, tirar a tara e ser feliz com os produtos escolhidos ao seu gosto.

Recicle. Sabe aquele pote de geleia, de maionese, de molhos? Reutilize!

Pode ser de vidro, plástico, silicone, alumínio, inox. Só tenha atenção com o produto que vai armazenar em cada tipo de pote, isso pode interferir na qualidade do produto. Mesmo que compre seus produtos naturais com qualidade, frescos, se armazenar inadequadamente, pode ser um prejuízo. Quando levar seu potinho na loja, certifique-se de que higienizou corretamente, que estão limpos e tampados.

Podem ser usados para comprar de tudo, mas fica a dica: farináceos ficam bem em potes, já os chás, grãos, sementes, você pode ter aqueles saquinhos de pano, que são laváveis, reutilizáveis e práticos, exato para esse tipo de compras.

Ah, não esqueça sua ecobag. Ajuda na hora de juntar tudo e levar para casa – não rasga, é versátil e sempre útil!

 

Algumas lojas Cia da Saúde já vivem a experiência de clientes que têm esse hábito sustentável. Em Brusque (SC), Luiza Siqueira é administradora e franqueada Cia da Saúde com duas lojas. Ela conta que a prioridade do cliente é a busca por produtos mais frescos, sem ou com menos conservantes e por menores preços, daí a preferência pelo mix Cia.

“Primeiramente, o cliente pode escolher produtos de qualidade e confiança, visto que trabalhamos apenas com produtos laudados, garantindo a procedência e pureza do produto em relação a quantidade, isso garante produtos sempre frescos e diminui as perdas.”

Quando Luiza percebeu que dar a liberdade para o cliente em levar seu pote para comprar seus produtos proporcionava conforto e segurança, principalmente pelo fato de grande parte mencionar “uma quantidade para levar que caiba no pote” que armazenaria em casa, o alerta de empresária e de cidadã que se preocupa com o meio ambiente acendeu.

“Sendo assim, mencionamos a possibilidade de já colocarmos o produto nos próprios potes, evitando excesso de uso plástico das embalagens e até mesmo garantindo um melhor armazenamento do produto na casa do cliente. Na atual situação do meio ambiente, todo e qualquer forma de preservá-lo é muito importante para nós. É o nosso lar e não podemos continuar com atitudes inconsequentes. Há tempos atrás era compreensível que o ser humano não se preocupasse por não entender as consequências de tais atitudes, mas atualmente, com a velocidade da informação, seria irracional não termos esse tipo de cuidado.”

Já em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a Cia da Saúde Mundi, a Carla Delgado, nossa franqueada, conta sua experiência (assista o vídeo a baixo):

“As pessoas compram a granel de acordo com a necessidade delas. Elas conseguem levar a quantidade que necessitam no momento. Partiu dos próprios clientes que possuem uma preocupação maior com a preservação do meio ambiente, trazer seu pote na loja, para evitar o desperdício e comprar uma variedade maior. Então, nós estendemos essa ideia sempre aos demais clientes. Já que podemos contribuir de alguma forma, nos sentimos bem incentivando esta prática no dia a dia da loja e, ficamos bem satisfeitos, os clientes são muito receptivos à ideia.”

 

E você, qual sua dica para cuidar do meio ambiente?

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: