02 / maio

Feliz Dia das Mães

Datas comemorativas

Chegou o dia da pessoa que é exemplo para tantas outras! Exemplo de amor, coragem, dedicação e doação, que sempre pensa mais no outro que em si. E nesse dia especial, nada mais importante que pensar na saúde e bem-estar da sua rainha. Por isso, hoje vamos falar sobre os benefícios do consumo de proteínas!

Sempre ouvimos falar que o consumo de proteína é importante, que alguns alimentos são ricos em proteína, que existem dietas à base de proteína. Mas, afinal, o que é uma proteína?

A proteína é uma molécula formada por um conjunto de aminoácidos, é um macronutriente super importante para o organismo e deve ser consumida diariamente. Ela pode ser de origem vegetal ou animal, e ambas são importantes para a saúde, o que varia é a composição dos aminoácidos e a sua absorção pelo organismo.

Em relação aos aminoácidos, são classificados em essenciais, que precisam ser obtidos por meio da alimentação, e não essenciais, que são produzidos pelo organismo. Enquanto alguns alimentos são completos em aminoácidos essenciais, outros precisam ser combinados para suprir as necessidades.

Um ótimo exemplo dessa combinação é o queridinho do brasileiro: feijão com arroz. Isoladamente, os grãos não têm todos os aminoácidos essenciais, mas quando combinados atendem as necessidades perfeitamente.

Dessa forma, o importante é ter uma dieta equilibrada e variada, composta por alimentos ricos em proteínas de origem animal e vegetal, principalmente carnes, ovos, peixes, feijões, arroz, ervilhas, leite e derivados.

Mas um facilitador para o alcance das necessidades proteicas diárias é a suplementação, que é responsável pela complementação de uma alimentação saudável. Com uma gama de produtos voltados para essa finalidade, as vezes fica difícil saber qual consumir, por isso a nutri explica!

– Proteínas Veganas: com o aumento do número de adeptos ao veganismo, muitas opções de proteínas vegetais chegaram ao mercado de suplementação: ervilha, batata, arroz, soja ou um mix delas.

– Whey Protein: feito a base da proteína extraída do soro do leite, possui proteínas de alto valor biológico e pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado.

– Beef Protein: é a proteína da carne em pó, que é isolada, hidrolisada e ultrafiltrada. Sua absorção é facilitada e é mais indicada para intolerantes a lactose.

A escolha da melhor opção precisa levar em consideração diversos fatores, como: padrões alimentares, estilo de vida, aceitação ao sabor e textura, condição socioeconômica e necessidades individuais.

O essencial é entender que esse nutriente exerce diversas funções no organismo. Atua como enzima em algumas reações químicas, é responsável pela contração muscular, participa da composição de hormônios e anticorpos, e ainda auxilia na coagulação sanguínea e no transporte de oxigênio.

Procure sempre o auxílio de um profissional nutricionista para avaliar as suas necessidades e te indicar a melhor dieta e suplementação para o alcance dos seus objetivos.

 

A Rede Cia da Saúde, em parceria com a Essential Nutrition, lançou um Guia de Receitas para este Dia das Mães. Você pode adquirir uma versão impressa nas lojas Cia da Saúde, ou acompanhar nossos posts, fique à vontade.

Durante esta semana, vamos compartilhar receitas como opção para um almoço saudável. Desde a entrada até o cafezinho. Surpreenda sua mãe com um menu saudável, sempre acrescentando o melhor dos temperos, o amor! Amor de mãe é sempre o mais saudável e aprendemos com ela tudo sobre esse sentimento.

 

 

Nutricionista da Rede Cia da Saúde: Karina Rafaela Ramos

 

Referência:

Proteína: o que é e quais são os tipos? – Nestlé. Acesso em 12/04/2022. Disponível em: https://www.nestlehealthscience.com.br/cuidados-com-a-saude/alergia-alimentar/proteina-o-que-e-quais-sao-os-tipos

Conheça os benefícios do consumo de proteína – Danone. Acesso em 12/04/2022. Disponível em: https://www.activiadanone.com.br/conheca-os-beneficios-do-consumo-de-proteina/

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: