11 / abr

O que consumir na Páscoa

Datas comemorativas

Uma das celebrações mais tradicionais é a Páscoa, comemorada 40 dias após o carnaval. Nessa época do ano, muitas pessoas têm o costume de não consumir carnes devido a crença do cristianismo, mesmo com diversas crenças no mundo. O fato é que durante a Semana Santa, o comum é inovar em pratos saborosos a base de peixes.

Mas quais são os benefícios do consumo de peixes, nutri?

Eles são ricos em ômega 3 e gorduras monoinsaturadas, ou “gorduras boas”, que fazem bem para o coração, além disso são uma ótima fonte proteica e auxiliam na melhora da visão.

Como o tema da nossa campanha é Páscoa Saudável, você pode unir o útil ao agradável escolhendo boas opções no almoço de família!

A dica da nutri é:

  • Se você gosta de peixe, aproveite! Apesar do bacalhau ser famoso nessa época, você pode optar por outras espécies, como sardinha, truta, salmão ou tilápia. Caso não curta, outros pratos também podem abrilhantar o seu menu (deixa a dica nos comentários)!
  • Componha a preparação com legumes que você goste, quanto mais colorido o prato, melhor! Eles podem ser grelhados, no vapor, assados ou crus. Você também pode testar novos acompanhamentos, inove!
  • Abuse de saladas com molhos criativos, assim você surpreende a família e se alimenta de forma saudável.
  • Claro, não dá para falar de Páscoa sem citar o tão famoso chocolate. Invista em sobremesas com esse ingrediente ou apenas consuma em barra mesmo, mas com moderação!

O consumo de chocolate em quantidades moderadas traz inúmeros benefícios para a saúde. Por ser rico em compostos fenólicos e antioxidantes, proporciona sensação de bem-estar, melhora o fluxo arterial, combate os radicais livres, reduz o estresse, auxilia na melhora da memória e do humor.

No mercado, podemos encontrar vários tipos de chocolate. Os principais são:

  • Branco: produzido a partir da manteiga do cacau, é a opção mais calórica.
  • Ao leite: por conter menor teor de cacau, cerca de 25%, é mais doce e cremoso. Ele possui uma quantidade maior de açúcares, aumentando o valor energético do produto e diminuindo os benefícios à saúde.
  • Ruby: apesar da sua coloração, não possui corantes. Ele é feito com um cacau de sementes rosadas. Possui um teor de 47,3% de cacau, porém sua textura se assemelha ao chocolate branco devido ao teor de gordura.
  • Meio amargo: contém de 40% a 55% de cacau em sua composição. Ideal para quem está tentando se adaptar ao sabor amargo do chocolate.
  • Amargo: concentra entre 60% e 85% de cacau, logo, uma maior quantidade de compostos bioativos. Ao ingerir um quadradinho diariamente, você garante os benefícios citados anteriormente.

Agora que você já sabe os benefícios de consumir peixes e chocolates, escolha a opção que mais agrada em sabor, benefícios, e insira na alimentação. Não precisa se limitar a Páscoa, com moderação e equilíbrio, tudo é permitido.

Acesse nossa aba Receitas, temos várias opções saudáveis.

Que a Páscoa seja um momento significativo, de esperança, reflexão e renovação!

 

Nutricionista da Rede Cia da Saúde: Karina Rafaela Ramos

 

Referências:
Cozinha Técnica. Acesso em 10/03/2022. Disponível em https://www.cozinhatecnica.com/2019/08/tipos-de-chocolate/
Benefícios de consumir peixes regularmente. Acesso em 08/03/2022. Disponível em https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/beneficios-de-consumir-peixes-regularmente

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: