04 / abr

Abril Saudável

Datas comemorativas

Abril chegou e é quando comemoramos o mês da saúde no Brasil, por isso, não poderíamos deixar de falar sobre esse assunto que tanto acreditamos e defendemos.

Quando falamos em saúde, a primeira coisa que vem à cabeça é a ausência de doenças, mas ter saúde é muito mais. Ser saudável é priorizar o autocuidado e buscar o trio do bem-estar – saúde física, mental e emocional –, afinal elas andam lado a lado no nosso dia a dia.

Quantas vezes desmarcamos uma consulta por falta de tempo, por estar cheio de demandas no trabalho ou até por medo de descobrir algo que não está nos nossos planos?! Ao contrário do que se pensa e faz, ir ao médico não deve ser apenas em urgência, mas sim rotineiramente, para acompanhamento e prevenção.

É essencial garantir que a sua saúde esteja em primeiro lugar na sua vida, afinal sem saúde tudo se torna mais difícil! Adote hábitos que auxiliam na promoção de uma vida mais saudável: tenha uma alimentação focada no lema “descasque mais, desembale menos”, mantenha-se ativo, tenha boas noites de sono e vá ao médico regularmente.

E já que o tema é saúde, por que não falar sobre profissionais que auxiliam na manutenção desse bem tão preciso? Hoje vamos frisar as diferenças entre três profissionais que causam uma certa dúvida nas pessoas: nutricionista, nutrólogo e endocrinologista.

  • Nutricionista: profissional graduado em nutrição. Atua na prevenção de doenças, na promoção da qualidade de vida e na segurança alimentar, contribuindo para uma alimentação saudável. É responsável pela prescrição de dietas individualizadas e equilibradas, orientações nutricionais, dietéticas e indicação de suplementação, quando necessário.
  • Nutrólogo: médico especialista em nutrologia. Avalia os benefícios e malefícios decorrentes da ingestão de nutrientes, auxiliando na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso de nutrientes.
  • Endocrinologista: médico especialista em endocrinologia. É responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com alterações metabólicas e distúrbios hormonais, como diabetes, obesidade, distúrbios da tireoide e menopausa. Assim como o nutrólogo, pode prescrever medicamentos.

Mesmo sendo de especialidades diferentes, os profissionais podem atuar em conjunto, dependendo do objetivo do paciente. Essa prática é conhecida como acompanhamento multidisciplinar, e ocorre pela combinação de profissionais de diferentes áreas, com qualificações e experiências complementares, que trabalham juntos para garantir um tratamento completo, efetivo e seguro.

Independente de qual a sua necessidade, procure sempre um profissional capacitado para te acompanhar. Caso não conheça algum de confiança, siga estas dicas para auxiliar na sua escolha:

  • Peça indicação a amigos e familiares;
  • Cheque o currículo do profissional e as avaliações de clientes;
  • Busque um profissional específico para a sua necessidade;
  • Opte por alguém que te transmita confiança.

Agora você já pode ir atrás da sua prioridade, não é mesmo? Sem desculpas para adiar mais uma vez os seus planos.

Nutricionista da Rede Cia da Saúde: Karina Rafaela Ramos

Referências:
Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: o que é e diferenças – Central Nacional Unimed. Acesso em 20/02/2022.
https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/saude-em-pauta/nutrologo-nutricionista-ou-endocrinologista-

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: