03 / jan

Natural é viver bem

Dicas

As festas de fim de ano passaram e você decidiu começar o ano de 2022 com o pé direito e buscar o balde que chutou nas confraternizações! Fez várias promessas pra começar um novo ciclo sendo uma pessoa mais saudável: não beber, não comer doces, fazer jejum intermitente, eliminar os carboidratos, entre tantas outras dietas da moda…

Porém, começar uma dieta aleatoriamente e sem orientação pode trazer diversos malefícios à sua saúde! Quer saber como? Vamos citar dois exemplos para tentar esclarecer, mas se ficar alguma dúvida, entra em contato com a gente.

Já ouviu falar ou tentou fazer o jejum intermitente?

Um método consiste em intercalar períodos de jejum e de alimentação em horários definidos, com o objetivo de gastar o estoque de gordura. A longo prazo, devido à ausência de nutrientes, pode acarretar em constipação, osteoporose, desidratação, dores de cabeça, tontura, anemia, dificuldade de concentração, ansiedade e irritação. Sem falar no risco de desenvolvimento de anorexia e bulimia em pessoas suscetíveis, pela obsessão em ingerir cada vez menos calorias.

Que tal a dieta Low Carb?

Nessa dieta o consumo de carboidratos é reduzido, um nutriente que fornece energia e que está presente em grande quantidade em pães e massas. Normalmente é feita de maneira equivocada e extrema, pois é uma estratégia para emagrecimento que deve ter duração de até 8 semanas e não ser aplicada de forma permanente. Com o corte de carboidratos, o organismo perde a sua principal forma de energia e isso pode gerar vários sintomas como: tremores, cansaço físico e mental, deficiência de minerais e vitaminas, diminuição do rendimento, esquecimento e queda da imunidade.

– Mas, nutri, fulano fez a dieta X e perdeu 5kg em 1 mês!

Isso não quer dizer necessariamente que ele perdeu gordura. Na maioria das vezes o que ocorre é a perda de líquido e massa magra, ou seja, não é um resultado eficaz. No geral, essas dietas da moda não favorecem a mudança de hábitos, e podem causar deficiências nutricionais e o efeito sanfona, que é o reganho do peso perdido.

Por isso, não faça dietas malucas, isso só vai te dar frustração, porque ao invés de você evoluir, você acaba regredindo ainda mais. Lembre que nenhum hábito é criado da noite para o dia, isso leva tempo para fazer parte de uma rotina.

Se quiser começar uma reeducação alimentar, é importante que saiba que é um processo longo e contínuo. Temos que traçar metas a curto e longo prazo, que sejam possíveis e alcançáveis. Comece aos poucos a mudar os hábitos: beba mais água, coma mais frutas, verduras e legumes e diminua o consumo de industrializados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas.

Dica das nutris:

Para te auxiliar no início desse processo, queremos indicar alguns alimentos que podem ser consumidos com o intuito de manter a energia, concentração e saciedade:

  • Peixes ricos em ômega 3: salmão, atum, sardinha.
  • Boas fontes de proteína: ovos, frango, carnes magras, leguminosas.
  • Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas.
  • Temperos naturais: açafrão, canela, gengibre.
  • Abacate
  • Brócolis
  • Café
  • Chás: verde, hibisco, gengibre.

O mais importante de tudo:

– Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda!

Um profissional qualificado pode te auxiliar a alcançar os seus objetivos sem sofrimento ou frustrações! Procure um nutricionista para te guiar nesse novo caminho e um educador físico para começar a prática de alguma atividade física.

Aproveitando o início de mais um ano, nós queremos deixar uma reflexão para você:

– Quantos dias se passaram desde que você prometeu que ia começar aquela “tal dieta” na segunda-feira? Não postergue os seus objetivos, não espere mais uma segunda ou uma data comemorativa para mudar seu estilo de vida! E lembre-se: não se cobre tanto, seja gentil consigo mesmo!

Nutri: Karina Rafaela Ramos | Maria Eduarda Predebon

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: