20 / dez

Verão mais saudável

Dicas

Preparados para o verão?

Festas de fim de ano, recesso das atividades e o pensamento é só um, aproveitar os dias de sol!

Uma coisa leva à outra, o calor leva à praia, a praia leva à diminuição de treinos, isso altera a rotina, os hábitos alimentares e até mesmo o período de descanso do nosso corpo. Calma! O verão não é um vilão e sempre há formas de se manter saudável aproveitando cada estação do ano.

Confira as 5 dicas das nutris da Rede Cia da Saúde:

Entre as boas festas e o esquenta de carnaval

Os convites para confraternizações, churrascos, drinks, já estão chegando e você não precisa recusar nenhum. Afinal, com equilíbrio, tudo é possível. Sim, é possível curtir todos esses momentos e ainda manter os cuidados com nosso corpo. Mas… Atenção! Não é porque estamos em períodos comemorativos que devemos “chutar o balde”. Tá, sabemos que as vezes (ou sempre) acontece. O problema está em bagunçar completamente a sua rotina alimentar.

Conselho das nutris:

“Quando for a um evento onde já é esperado que o cardápio não tenha opções saudáveis, basta se organizar e fazer um bom lanchinho equilibrado antes de ir. Assim, você pode comparecer e também degustar o que for servido, porém em menor quantidade. Ou seja, continua seguindo o ritmo alimentar ao qual seu organismo está adaptado. Não vai ser uma refeição fora do programado que colocará tudo a perder”

Seja você sua prioridade

Conciliar a agenda das atividades rotineiras com a nova agenda de eventos pode ser um desafio, acaba que os treinos não são uma prioridade se você passou meses indo a academia. Aqui estamos nós, de novo, falando de problemas: você criou o hábito do treino, aquele tempo sofrido, mas reservado para seu corpo se adaptar a uma atividade física, liberando endorfina, adrenalina e te deixando feliz, motivado e ativo. Quando você começa a perder esse hábito, consequentemente, seu corpo também sente, no entanto, o mais difícil é retomar o hábito. O recomeçar. Lembra como foram os primeiros dias de quando começou de verdade?

Conselho das nutris:

“Mude seu horário de treino. Seja sua prioridade. Opte por caminhadas e corridas ao ar livre no primeiro horário da manhã, ou até mesmo a noite. Para quem tiver de férias na praia, pode apostar nesses mesmos exercícios na beira mar, quem sabe até um esporte de areia”

Sol, mar, piña colada e protetor solar, por favor!

Nesse período, a radiação solar é muito mais intensa, aumentando o risco de queimaduras que levam não só a ardência, mas também a outros problemas sérios relacionados a pele, por isso, é indispensável o uso de protetor solar, bonés ou chapéus e roupas de algodão que podem auxiliar no bloqueio da radiação UV. Não esqueça dos óculos de sol, pois protege os seus olhos e ajuda a prevenir a catarata e outras lesões oculares. De preferência, evite a exposição ao sol entre as 10h e 16h.

Conselho das nutris:

“Invista também na alimentação preventiva: inclua no cardápio alimentos ricos em carotenóides, polifenóis, flavonoides, vitaminas C e E, como laranja, salmão, cenoura, aspargo, batata doce, kiwi. São alimentos que fortalecem o organismo na hora de combater a radiação”

🎶 Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral, água mineral, água mineral 🎶

Você sabia que a água é um dos principais componentes do nosso corpo e a eliminamos em maior parte através da urina, fezes e suor? Então, quando chega o verão, os dias vão ficando mais quentes, a tendência é perdermos mais água. Por esse motivo precisamos estar atentos a hidratação do nosso organismo.

Conselho das nutris:

“Não devemos esperar sentir sede para beber água, a dica é ter como companheira uma garrafinha, squeeze (preferencialmente, livre de BPA – tem na Cia!), com água. Pode até saborizar! Alguns produtos naturais trazem propriedades nutricionais quando acrescentados na água, como o limão, laranja, maçã, canela, gengibre, hortelã, entre outros. Escolha o que você mais gosta!”

Já sabe o que incluir no seu kit-verão?

Quando o assunto é praia ou piscina, sabe o que não pode faltar no seu cooler? Água, água de coco, frutas de sua preferência, sanduíches naturais (bem embalados e resfriados no gelo do cooler). Quem sabe um mix de oleaginosas, kombucha, picolé de frutas feito em casa, fazem bem para saúde e têm sabor de veraneio. Assim, cuidamos da nossa saúde e também do nosso bolso, já que as refeições costumam ter valores elevados em estabelecimentos e na beira da praia.

Gostou das dicas?

Siga-nos nas redes sociais e fique atento, temos outras dicas para você!


Nutricionistas da Rede Cia da Saúde: Maria Eduarda Predebon | Karina Rafaela Ramos

Referências:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Acesso em 09/12/2021.

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Acesso em 10/12/2021.

http://sban.org.br/index.aspx

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: