22 / maio

MEL

Dicas

mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças! O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos, isto significa que eles estimulam o trânsito intestinal, cooperam com a consistência normal das fezes, previnem diarreia e constipação. Ele também é ótima fonte de energia! Podendo ser usado por praticantes de atividade física no pré-treino. O alimento tem potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente, o que torna interessante para o equilíbrio da pressão arterial, depois dele o cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia. Todas as substâncias encontradas nesse adoçante natural ajudam no combate aos danos causados por agentes oxidantes, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras. O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma rotina de alimentação saudável. O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces, ou até no cafezinho de todo dia. Também fica uma delícia consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes. Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas. Raissa Araújo – CRN10: 4984   Fonte:

  • Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2.
  • ESCOBAR, ANA LUCIA SILVA; XAVIER, FÁBIO BRANCHES. Propriedades fitoterápicas do mel de abelhas. Revista Uningá, v. 37, n. 1, 2018.
  • SILVA, RA da et al. Composição e propriedades terapêuticas do mel de abelha. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 17, n. 1, p. 113-120, 2008.
]]>

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: