29 / abr

Gorduras são vilãs?

Dicas

gordura ainda é vista como vilã, e que você deve correr dela a qualquer custo! É claro que em excesso ela irá ser prejudicial à saúde, mas com moderação, o consumo adequado de gorduras, pode sim trazer benefícios à saúde, ela faz parte de uma alimentação variada e saudável. O importante é conhecer os tipos, as fontes alimentares e as quantidades recomendadas. As funções das gorduras são inúmeras. Elas formam a camada das células, transportam nutrientes, mantém o corpo aquecido. Por outro lado, o excesso de gorduras, especialmente as gorduras ruins, pode levar à obstrução de artérias importantes causando diferentes problemas como infarto, acidente vascular cerebral ou trombose. Com essa demonização da gordura, surgiram produtos que são “livres de gordura”. Só que quando você tira a gordura de um alimento, ele deixa de ser gostoso! O gosto fica parecido com papelão, não é? Então, geralmente, esses produtos têm mais açúcares e espessantes para compensar o sabor e a textura. Portanto, não é interessante para sua saúde trocar a gordura por mais açúcares, amido modificado e xaropes. Não é verdade? O “segredo” leitores é comer de tudo, mas não tudo. É preciso saber que a gordura é importante para o funcionamento do nosso organismo, além disso, aumenta a sensação de prazer (ela é responsável pelo sabor dos alimentos) e saciedade na refeição. São a moderação, a qualidade e a variedade que fazem bem! A gordura (especialmente aquela contida em alimentos in natura) faz parte de uma alimentação normal e saudável. Exemplos de gorduras boas: Azeite de oliva, Óleo de canola, Nozes e castanhas, Abacate, Peixes oleosos como salmão, arenque, cavala e a sardinha.   Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas. Raissa Araújo – CRN10: 4984   Fonte:

  • Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade  Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013.
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