25 / mar

Turbeculose e Alimentação

Dicas

tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré-história e é presente no Brasil. Os sintomas são variáveis, dependendo da imunidade de cada pessoa. Os sinais e sintomas mais frequentes são:

  • Tosse, com ou sem secreção;
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de ar;
  • Febre baixa, mais comum à tarde;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
O tratamento da tuberculose é baseado no uso de antibióticos. O papel da nutrição na tuberculose é melhorar a ingestão alimentar durante a recuperação, para compensar o aumento do gasto calórico associado à recuperação e ao ganho de peso corporal. Muitas vezes há a necessidade de introduzir alimentos fortificados ou uma suplementação de vitaminas e minerais. A nutrição estará fortemente ligada na prevenção da doença. O importante é ter uma alimentação saudável, rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos (batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais) e óleos não saturados. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D. Frutas e verduras devem complementar uma dieta saudável. A alimentação é muito importante na prevenção da tuberculose. Uma pessoa saudável tem menor possibilidade de contrair a doença. Vale destacar que existem outras medidas que ajudam a evitar a enfermidade, como conviver em ambientes bem ventilados, limpos e em condições sanitárias adequadas, além de ter medidas básicas de higiene. As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.   Raissa Araújo – CRN10: 4984 Fonte:
  • MONROE, Aline Aparecida et al. Envolvimento de equipes da atenção básica à saúde no controle da tuberculose. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 2, p. 262-267, 2008.
]]>

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: