27 / dez

Promessas de fim de ano para deixar sua alimentação mais saudável

Dicas

Alguém aí prometeu que vai ter um ano novo mais saudável? Início de ano é sempre a mesma coisa: prometemos que vamos fazer tudo diferente e correr atrás daqueles objetivos, que deixamos de lado no ano anterior. E uma das promessas que lideram a lista de resoluções de Ano Novo todos os anos é: “Emagrecer”!

As pessoas não percebem que toda mudança, mesmo que positiva, é desconfortável, pois implica em uma ruptura de padrão.

Mas calma, não queremos desanimar ninguém. Na verdade, queremos propor algo novo aqui!

Em vez de prometer que vai emagrecer X quilos neste ano (aliás, o processo de emagrecimento saudável é complexo demais para caber em qualquer promessa), que tal você se comprometer a ter um ano novo mais saudável? Com algumas iniciativas bem simples, realistas e fáceis de implementar no seu dia a dia, a perda de peso será apenas uma consequência.

Confira abaixo atitudes que você pode começar a adotar desde já para ter um ano novo mais saudável:

1. Alimente-se melhor.

Em vez de aderir a mais uma dieta, que dificilmente conseguirá manter por muito tempo, adote aos poucos uma alimentação saudável, sem radicalismos. Dê preferência, sempre que possível, aos alimentos in natura ou minimamente processados, e diminua os alimentos industrializados, em sua maioria ultraprocessados, que geralmente carregam muito açúcar, gordura saturada, sódio e substâncias químicas como conservantes, aromatizantes e estabilizantes.

2. Beba água! Sempre ande com uma garrafinha de água.

A hidratação é fundamental para garantir hábitos equilibrados. Tenha sempre uma garrafa de água cheia na bolsa ou na mesa do trabalho.

3. Escolha uma atividade física que você gosta.

O segredo para você praticar atividades físicas regularmente é escolher aquela que te dá prazer! E apesar de vários estudos indicarem que algumas atividades específicas são melhores para emagrecer, nenhum exercício vai fazer você perder peso, se você não praticá-lo com frequência.

4. Planeje-se.

Para não cair na armadilha de ter que comer qualquer coisa na rua, por falta de tempo, planeje suas refeições com antecedência. Criar o hábito de preparar com antecedência suas refeições é muito importante, o ideal é não esquecer de planejar também lanches intermediários (principalmente porque há uma tendência em comer mais se ficar em jejum prolongado), como frutas, iogurtes ou bebidas de soja.

5. Durma melhor.

Várias pesquisas já comprovaram que dormir bem é essencial para uma vida saudável. No entanto, o estresse do dia a dia tem interferido cada vez mais na quantidade e na qualidade do sono, causando vários prejuízos à saúde e ao bem-estar. E para quem deseja emagrecer, o sono de qualidade deve fazer parte da rotina, assim como fazer exercícios e se alimentar de forma saudável. Por isso, antes de dormir, desligue-se das preocupações do dia a dia e dos aparatos tecnológicos, para começar a relaxar. Um ambiente calmo, silencioso, com temperatura agradável e, de preferência, escuro, também pode ajudar a você dormir melhor.

6. Não desista de um ano novo mais saudável!

Não é porque você exagerou na comida no fim de semana ou faltou à academia por qualquer motivo que vai desistir de vez dos seus objetivos. Aprenda a recomeçar. Seja persistente e lembre-se dos motivos que fizeram você prometer ter um ano novo mais saudável.

 

 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

 

Nutricionista Raissa Anaisse de Araújo

CRN10: 4984

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: