21 / dez

Camomila e seus benefícios na Pressão Arterial

Dicas

A Camomila (Matricaria chamomilla) é uma das plantas mais conhecidas, especialmente pela sua atuação calmante, que permite qualidade do sono e redução da ansiedade. Estas características são observadas em diversos estudos, que indicam o uso regular da infusão da camomila para o fornecimento dos principais compostos bioativos que podemos encontrar nesta planta.

Além deste benefício, a camomila tem sido investigada para redução do risco de doenças metabólicas, como a hipertensão arterial sistêmica. Um recente estudo conduzido em ratos induzidos ao aumento dos níveis pressóricos mostrou que a administração da camomila reduziu as pressões sistólica e diastólica.

Para complementar, outro estudo também realizado em modelo animal identificou que o uso da camomila exerceu atividade protetora das funções renais, concomitante à redução da glicemia e perfil lipídico. Estes resultados também são promissores para o controle da pressão, uma vez que estes desequilíbrios interferem na função e alteração em reações vasodilatadoras.

É necessário levar em consideração a alimentação saudável como um todo, sem a exclusão de terapias medicamentosas, caso haja indicação. Assim, a camomila pode ser uma interessante estratégia, quando em sinergia com as condutas propostas do tratamento individual.

 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: