27 / set

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Dicas

As Vitaminas são os micronutrientes necessários para o funcionamento normal do organismo, mas que o corpo não consegue produzir ou não produz em quantidade suficiente. O complexo B são algumas das vitaminas importantes para várias reações metabólicas no organismo, como a formação de células musculares e manutenção do sistema digestivo.

O nome complexo B na verdade é como se chama um grupo de vitaminas que se dissolvem facilmente na água e atuam em conjunto com enzimas para realizar a quebra de carboidratos e gorduras gerando energia para o corpo. São elas:

  • Tiamina (B1) – além de essencial para a geração de energia, atua na metabolização de proteínas no bom funcionamento das células do sistema nervoso, imunológico e do cérebro.
  • Riboflavina (B2) – também auxilia na geração de energia para o corpo e é importante para o crescimento das células, produção de glóbulos vermelhos e saúde dos olhos e pele.
  • Niacina (B3) – atua na metabolização de gorduras e carboidratos para gerar energia, auxilia no controle do colesterol e manutenção de células do sangue e do sistema nervoso.
  • Ácido Pantotênico (B5) – está envolvida na produção de hormônios sexuais e do estresse, atua também no metabolismo de carboidratos e gorduras.
  • Piridoxina (B6) – auxilia na função do cérebro, formação de células do sangue e está envolvida no sistema imunológico e atividade hormonal.
  • Biotina (B7) – auxilia no controle da glicemia no sangue, é essencial na gestação para o desenvolvimento saudável do bebê.
  • Folato ou Ácido Fólico (B9) – auxilia na memória, na manutenção de células sanguíneas e saúde cardiovascular.
  • Cobalamina (B12) – em conjunto com outras vitaminas do complexo b, a cobalamina auxilia na produção de hemácias e hemoglobina, contribuindo na melhora da chegada de oxigênio nos músculos, auxiliando na regeneração e hipertrofia.
  • O ácido ascórbico (Vitamina C) também faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis, mas não entra no conjunto do complexo B. É uma vitamina com ação antioxidante, atuando contra os efeitos da oxidação causados pelos radicais livres.

As principais fontes de vitaminas do complexo B são: carnes vermelhas, peixes, ovos, feijão, espinafre, castanhas, amêndoas, entre outros.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: