06 / set

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

Dicas

O estado de saúde do ser humano depende muito da sua alimentação e rotina. A alimentação é a base da vida, o desconhecimento e a falta de hábito na cultura acabam promovendo um desperdício de toneladas de alimentos.

Atualmente esse desperdício é um sério problema em vários países, seja por deterioração ou falta de aproveitamento integral dos mesmos. Antigamente com o convívio em regiões rurais, as pessoas mantinham uma relação natural com os alimentos e utilizavam as cascas e talos na sua própria alimentação ou dos animais. Com a industrialização e a migração das pessoas para regiões urbanas, o desperdício tomou proporções muito maiores, se tornando um problema ambiental.

Uma maneira de amenizar o desperdício é aproveitar o alimento por inteiro em preparações, por exemplo, fazer uma salada de beterraba e utilizar as folhas e talos para um refogado, ou um assado com as cascas do chuchu ou um bife com cascas de banana.

Com esse tema em questão alguns chefs e nutricionistas desenvolveram receitas saborosas e muito nutritivas com partes de alimentos que geralmente são descartadas, trazendo uma nova perspectiva de alimentação saudável, pois não é só na parte interna do alimento que encontramos vitaminas e minerais, as cascas, talos, folhas e sementes também fornecem os nutrientes e propriedades benéficas à saúde, podendo até apresentar concentrações maiores.

 

*Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: